Topo

Koff vê saída de A. Lima como oportunidade para jovens se destacarem no Grêmio

Lucas Coelho e Yuri Mamute serão aproveitados no grupo principal do Grêmio - Lucas Uebel/Preview.com
Lucas Coelho e Yuri Mamute serão aproveitados no grupo principal do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

07/02/2013 09h36

O presidente Fábio Koff admitiu após a goleada sobre o São José-RS, na última quarta-feira, que André Lima optou por deixar o Grêmio motivado pela proposta que recebeu e pela proximidade do fim do vínculo com o tricolor gaúcho, que encerra em dezembro de 2013. Para o mandatário, a opção do centroavante de se transferir para o Jiangsu Sainty, da China, abrirá espaço para jovens criados na categoria de base do clube azul, preto e branco de Porto Alegre.

“O André Lima fez uma opção na carreira profissional dele e nós temos que respeitar. Ele optou por aproveitar a oportunidade, uma vez que o contrato dele terminava antes do final do ano e ele é detentor de 55% dos direitos. Prevaleceu a vontade dele e temos de desejar que ele tenha sorte. Pelo o que sei, financeiramente o contrato para ele é muito bom. Não caberia a gente impedir, neste estágio da carreira, que ele possa fazer um contrato financeiramente muito melhor do que ele tem no clube”, declarou Koff.

Desde 2010 no Grêmio, André Lima disputou 120 partidas e marcou 39 gols. Apesar de ter uma característica que agrada a torcida tricolor, nunca foi unanimidade e, pelo menos, em duas oportunidades foi “colocado no mercado”. Em ambas, revelou que desejava continuar. Com a contratação de Willian José, Eduardo Vargas e Welliton, além do crescimento de jovens, o “guerreiro imortal optou por deixar o tricolor gaúcho.

Mesmo com a saída, o grupo de Vanderlei Luxemburgo com ainda com sete jogadores e, em breve, receberá mais um reforço, Lucas Coelho, destaque nos primeiros jogos do grupo B do Grêmio na temporada. O centroavante deve integrar o elenco profissional assim que se recuperar de um problema físico.

“Não acho que o número seja elevado. Apostamos que esse ano que o Yuri Mamute vai corresponder tudo o que esperamos dele. É um atleta de 17 anos e temos também o Lucas Coelho, que terá espaço porque tem condições, mas acho que quem tem de mais, não deve reduzir para ter de menos”, afirmou o presidente do Grêmio.

O grupo retoma os treinamentos a partir das 17h. Aqueles que participaram da vitória por 5 a 1, na última quarta-feira, farão um trabalho regenerativo. Os demais farão uma atividade com o técnico Vanderlei Luxemburgo.