Topo

Ainda sem Beckham, PSG vence com pênalti polêmico em Lucas

Ex-jogador do São Paulo sofreu falta fora da área, mas juiz deu pênalti  - Gonzalo Fuentes/Reuters
Ex-jogador do São Paulo sofreu falta fora da área, mas juiz deu pênalti Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/02/2013 19h21

Ainda não foi dessa vez que Lucas marcou o seu primeiro gol com a camisa do Paris-Saint Germain. No entanto, aos poucos, o brasileiro começa a encantar a torcida e a demonstrar seu valor. Na tarde desta sexta-feira, o ex-jogador do São Paulo teve uma boa atuação e sofreu um pênalti na vitória do PSG sobre o Bastia, por 3 a 1, em casa, na abertura da 24ª rodada do Campeonato Francês.

Com jogadas rápidas pelo lado direito, Lucas, que começou o confronto como titular, participou ativamente da partida e incomodou bastante a defesa adversária. Aos 24 minutos do segundo tempo, quando o time da capital francesa já vencia por 1 a 0, o camisa 29 tentou driblar Palmieri, foi derrubado, fora da área, e o juiz assinalou o pênalti. Ibrahimovic converteu a cobrança. Já o terceiro gol foi marcado por Lavezzi. 

Com o resultado, a equipe comandada por Carlo Ancelotti segue líder da competição, com 51 pontos conquistados até o momento. Já o Bastia é o 13º na tabela de classificação, com 26 pontos.

Na próxima rodada, o Paris-Saint Germain, que ainda não contou com a presença de David Beckham no time,  visita o Sochaux. Já o Bastia busca reabilitação em casa contra o Nice.

O primeiro tempo de jogo esteve longe de ser aprovado pela torcida do PSG. Mesmo com maior posse de bola e exercendo pressão na intermediária adversária, o time da capital criou poucas chances claras de gol e sofreu com o bloqueio defensivo do Bastia, que se propôs a atuar no contra-ataque.

As principais ações ofensivas aconteceram pelos lados do campo, explorando a velocidade de Lucas, pela direita, e Menez, pela esquerda. Mesmo assim, o time comandado por Carlo Ancelotti sofreu para conseguir ameaçar a defesa do Bastia.

A melhor oportunidade aconteceu aos 24 minutos. Após chute cruzado de Menez, Gameiro se jogou, de carrinho, na bola e acertou a trave do goleiro Landreau, que já estava batido no lance.

Sem conseguir tirar o zero do placar nos primeiros 45 minutos, o PSG deixou o gramado sob algumas vaias da torcida local.
Se chegou a ser criticado pela torcida no intervalo, o Paris-Saint Germain voltou com uma postura ainda mais ofensiva para a etapa final. A forte pressão imposta pelo time da capital surtiu efeito logo aos 11 minutos.

Após trama no meio de campo, Menez recebeu passe de Pastore e avançou até a intermediária. O francês arriscou o chute rasteiro e contou com falha de Landreau para abrir o placar.

Em desvantagem, Bastia passou a se abrir mais em busca do empate e a situação ajudou o PSG. Foi então que a velocidade de Lucas ajudou a equipe de capital. Aos 24, o camisa 29 tentou driblar Palmieri, foi derrubado, fora da área, e o juiz assinalou o pênalti. Ibrahimovic, que entrou apenas na etapa final, converteu a cobrança e aumentou a vantagem.

O Bastia chegou a diminui aos 37. Khazri cobrou uma falta com efeito e enganou o goleiro Sirigu, que esperava um cruzamento. Os visitantes ainda criaram algumas oportunidades para o empate. Mas a pressão durou pouco. Aos 43, Chantome bateu cruzado para a defesa de Landreau. No rebote, Lavezzi, que entrou no lugar de Lucas, empurrou para as redes e confirmou a vitória.