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Vida de estagiário de Ronaldo em Londres terá lições de "guru" e uma semana de folga por mês

Paulo Passos

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

19/02/2013 06h00

No mundo de publicidade e dos negócios, o "Fenômeno" Ronaldo aceitou começar por baixo. Mas não muito, claro. A partir do fim deste mês o ex-craque baterá ponto como estagiário da WPP, maior conglomerado de comunicação do mundo e que é parceira do brasileiro na agência 9nine. A sede da empresa fica numa casa de três andares na luxuosa região de Park Lane, no centro de Londres, próxima ao Hyde Park. “O nosso escritório central não dá a magnitude da escala da empresa. É pequeno e modesto para os nossos padrões”, avisa Chris Wade, chefe de comunicação da WPP. A ressalva se justifica: o grupo tem faturamento anual de US$ 71,7 bilhões (cerca de R$ 140 bilhões) , receitas de US$ 16,1 bilhões (R$ 32 bilhões), mais de 160 mil funcionários em 3 mil escritórios e presença em 110 países. 

  • Escritório da WPP, no centro de Londres

É nesse fenômeno do marketing e da propaganda que o ex-atacante irá estagiar. Ronaldo deverá desembarcar em Londres no fim de fevereiro. Detalhes sobre os planos do atacante são mantidos sob sigilo pela empresa que irá receber o ilustre estagiário.

A estada do ex-jogador na capital inglesa deve durar pelo menos um ano. O UOL Esporte apurou, porém, que o período inclui escapadas para o Brasil. Todo mês, Ronaldo passará pelo menos uma semana no país, onde cumprirá agenda em eventos como membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014.

As funções do “Fenômeno” na WPP ainda estão indefinidas. O jogador diz que pretende seguir todos os passos do controverso Martin Sorrell, CEO do grupo e considerado um “guru” por ele.

Opções não faltarão. Somente na capital inglesa, Sorrell é sócio de mais de uma centena de empresas, incluindo as agências de publicidade Ogilvy e Mediacom.  

“Temos uma joint venture com o Ronaldo  - a 9ine – que teve um grande sucesso no Brasil com clientes como Claro e Duracell. Ele vai trabalhar conosco nisso no Reino Unido. Estaremos juntos trabalhando na Olimpíada e na Copa do Mundo”,  afirmou Sorrell ao UOL Esporte, por meio de sua assessoria de imprensa.

Os dois se conheceram pessoalmente em maio de 2010, quando o ex-jogador participou da conferência da WPP, realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, deu uma palestra para cerca de 300 executivos da empresa no Brasil. “Agora, vou chamar um inglesinho que acha que a Inglaterra vai ganhar a Copa, o big boss Martin Sorrell”, foi como o mestre de cerimônia Ronaldo apresentou, na ocasião, o seu futuro sócio.

Tido no mercado como um visionário, Sorrell foi um dos primeiros grandes nomes de publicidade a perceber a força das mídias sociais e a investir nelas. Isso explica porque não foram os gols na final da Copa do Mundo e a carreira bem sucedida como jogador que levaram o inglês a se encantar com o ex-atacante.

De olho no mercado brasileiro, que ele mesmo classificou em entrevista ao jornal "El País", da Espanha, como a “Liga dos Campeões” dos negócios, em comparação com o principal torneio interclubes de futebol do mundo, foi o “case” do Twitter do ex-jogador que chamou atenção do publicitário inglês. Numa parceria com a agência Ogilvy, da WPP, Ronaldo criou uma conta na rede social, onde divulga a operadora de telefone Claro. Pouco mais de dois anos depois, a página do astro no Twitter já tem mais de 3,5 milhões de seguidores em todo mundo.      

A parceria entre os dois reis do marketing foi oficializada em 2011, com a criação da 9ine. Sorrell tem 45% da empresa, uma agência de publicidade focada em esportes e entretenimento. Ronaldo tem outra parcela igual e seu amigo Marcus Buaiz ficou com 10%.  

GURU DE RONALDO TEM TÍTULO DE SIR E PERDEU R$ 100 MILHÕES EM DIVÓRCIO

  • Tido como um Midas da comunicação, no que se assemelha ao parceiro Ronaldo, Martin Sorrell é conhecido por vitórias na carreira e histórias controversas. No mercado da publicidade o CEO ganhou fama pela prática de adquirir empresas emergentes em todo mundo. No Brasil, por exemplo, é sócio de dezenas de companhias, incluindo a agência Y&R, de Roberto Justus, e o instituto de pesquisas Ibope. Em 2000, recebeu o título de Sir, concedido pela Rainha Elizabeth. Nos últimos anos, porém, passou a frequentar os noticiários de fofoca, febre na Inglaterra. Seu divórcio é classificado como um dos mais caros da história. Na partilha de bens com a sua ex-mulher Sandra, com quem foi casado por 33 anos, perdeu quase R$ 100 milhões, incluindo uma mansão avaliada em R$ 7 milhões. Valores astronômicos até para quem tem salário anual de R$ 40 milhões.