Topo

Diretoria do Santos se irrita com Muricy, já fala em demissão e cogita Paulo Autuori

Muricy Ramalho comandará o Santos no clássico contra o Corinthians pressionado - Leandro Moraes/UOL
Muricy Ramalho comandará o Santos no clássico contra o Corinthians pressionado Imagem: Leandro Moraes/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/02/2013 06h00

A insatisfação de conselheiros e torcedores do Santos em relação ao técnico Muricy Ramalho começa a ganhar força no Comitê Gestor do clube, que iniciou a contagem regressiva para demitir o treinador. Parte do grupo, inclusive, já apoia a saída de Muricy em caso de derrota no clássico contra o Corinthians no próximo domingo, no Morumbi. O UOL Esporte apurou que o técnico Paulo Autuori é unanimidade entre os dirigentes para assumir o posto.

Autuori rescindiu contrato com a seleção do Qatar no início deste ano e pretende voltar ao Brasil, já que está fora do país desde 2009 e precisa dar atenção a algumas questões familiares importantes. Na última segunda-feira, de forma sigilosa, a diretoria santista iniciou os primeiros contatos com o treinador.

Segundo assessoria de imprensa de Autuori, o treinador é extremamente ético, e avisou que não foi procurado pelo clube paulista. A diretoria do Santos admite estar atenta a insatisfação de conselheiros e torcedores do clube com Muricy, porém, alega que o Comitê Gestor não compactua com as reclamações. “A gente lê e-mails, mídias sócias, tem gente que manifesta insatisfação, mas isso não é do Comitê de Gestão”, afirma o vice-presidente do clube, Odílio Rodrigues.  

A gota d´água para Muricy foi a fraca atuação contra o XV de Piracicaba no último domingo. O mau futebol apresentado pela equipe santista despertou a ira de alguns integrantes do Comitê Gestor, que acompanhavam o jogo no camarote do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro na Vila Belmiro.

A maioria dos integrantes do Comitê Gestor já cedeu à pressão dos conselheiros e veem Muricy como um técnico que só coloca o time para jogar nos contra-ataques. Além disso, os dirigentes acreditam que o treinador continua dependendo excessivamente de Neymar, mesmo com a chegada de reforços em 2013.

As criticas de Muricy em relação aos jogadores revelados nas categorias de base do clube também são vistas como exageradas pela direção. Em 2012, Felipe Anderson e Victor Andrade foram os principais alvos, sendo chamados de “eterna promessa e projeto de jogador” pelo comandante santista.

Alguns dirigentes santistas alegam internamente que o treinador é mais paciente com os atletas que chegam de fora. A sequência de Patito Rodrigues como titular no ano passado, e a mesma postura adotada com Guilherme Santos nesta temporada, são os exemplos mais citados no clube.

O lateral esquerdo, que pertence ao Atlético-MG, foi titular por oito jogos seguidos, enquanto o jovem Emerson Palmieri, um dos destaques do Santos na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, não foi testado em nenhuma partida.

Outro motivo que gerou boatos entre os dirigentes santistas na semana passada foi a possível saída de Renê Júnior para a entrada de Marcos Assunção na equipe titular. Muricy testou o veterano em jogo-treino contra os reservas do São Vicente, mas não bancou a troca na partida contra o XV de Piracicaba.

O UOL Esporte tentou contato com a diretoria do Santos na última segunda-feira, mas não obteve sucesso.

 

INTERNAUTAS CRITICAM MURICY RAMALHO E DIRETORIA

  • Lunard: Espero ver esse tal de Muricy longe do meu Santos logo. Técnico retranqueiro e mal educado, sua especialidade é chuveirinho e chutão pra frente. Ele deveria dar 90% do seu salário pro Neymar
  • Roberto Santos Calazans: Na verdade, temos jovens na base que deveriam estar no time de cima, gastaram milhões com Montillo e não acrescentou em nada. Temos um belo jogador na base chamado Pedro Castro, tão ou melhor que o Ganso. Por que não dar uma chance ao cara?
  • Márcio Pinho: Finalmente perceberam. O time não tem esquema nenhum de jogo. Só que o Autuori é outra piada. Melhor esperar para demitir quando tiver algum melhorzinho no mercado.
  • CyberJeca: Muricy tem um bom currículo, deve ser respeitado como técnico bem sucedido que é, mas não dá para entender por que é que o time não decola e por que os jogadores rendem menos do que poderiam
  • duducarol: O Muricy não sabe jogar com a mulekada (sic). Comandar o time em que o elenco tá feito, até eu. Mas o Paulo Autori é ruim e sua passagem pelo Santos não deixou saudades
  • Mari Ane: Temos o melhor técnico e não é só culpa do Muricy. Se for assim tem que mudar diretoria também e muitos jogadores já deveriam estar procurando uma nova profissão
  • Jose Francisco: Gente, o problema lá na Vila não é o técnico, ele deve estar pagando o pato. O Laor embora aparentemente bem intencionado com boas ideias enfiou o pé pelas mãos. O problema por lá parece ser vestiário
  • Imperador do Norte I: Volta, Dorival. Ou ainda, que venha Jorginho (Bahia). A miopia futebolística e a falta de memória desses dirigentes santistas, infelizmente, impedem que se vislumbre dias melhores para o Santos F. C.