Topo

Além de Autuori, diretor santista 'sugere' troca com o São Paulo para contratar Ney Franco

Santos fez proposta por Ney Franco antes de contratar Muricy Ramalho em 2011 - Marcus Desimoni/UOL
Santos fez proposta por Ney Franco antes de contratar Muricy Ramalho em 2011 Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/02/2013 06h00

A insatisfação da diretoria do Santos com o técnico Muricy Ramalho já tem gerado até discussões sobre o possível substituto. Apesar de Paulo Autuori ser o único nome em pauta no momento, um dos integrantes mais influentes do Comitê Gestor acredita que a demissão de Muricy pode ajudar o time alvinegro a realizar um sonho antigo – contratar Ney Franco, que atualmente comanda o São Paulo.

O dirigente do Santos crê que, caso Muricy esteja livre no mercado, o São Paulo pode tentar o retorno do treinador tricampeão brasileiro pelo clube do Morumbi, apostando na experiência do técnico em busca da quarta conquista da Copa Libertadores da América.

Com isso, o Santos teria liberdade para negociar com Ney Franco. A tese do diretor santista foi sugerida aos membros do Comitê Gestor, que não descartaram a hipótese, já que Paulo Autuori é o único técnico desempregado que agrada a direção do clube no momento.

Segundo o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, o clube está ciente que muitos conselheiros e torcedores reclamam de Muricy e até sugerem substitutos, principalmente em redes sociais. Entretanto, o dirigente faz questão de dizer que a insatisfação com o treinador não chegou ao Comitê Gestor do clube.  

“Todos nós escutamos muitas coisas. Pessoas que sugerem nomes, que reclamam. Mas essa não é a posição do Comitê Gestor. A gente lê emails, mídias sócias, tem muita gente que manifesta insatisfação, mas isso não é do Comitê de Gestão. As pessoas reclamam, mas o Comitê é imune a esse assunto”, afirmou o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues.

Ney Franco já recebeu proposta do clube alvinegro em 2011. Após a demissão de Adilson Batista, o treinador era a primeira opção santista para assumir o cargo, mas o atual técnico do São Paulo preferiu permanecer no comando da seleção olímpica na ocasião. Sem Ney Franco, o clube contratou Muricy Ramalho.

A maioria dos integrantes do Comitê Gestor já cedeu à pressão dos conselheiros e veem Muricy como um técnico que só coloca o time para jogar nos contra-ataques. Além disso, os dirigentes acreditam que o treinador continua dependendo excessivamente de Neymar, mesmo com a chegada de reforços em 2013. As criticas de Muricy em relação aos jogadores revelados nas categorias de base do clube também são vistas como exageradas pela direção.

O salário de cerca de R$ 700 mil mensais também incomoda alguns dirigentes, além de ser extremamente reprovado pela maioria dos conselheiros do clube.

Insatisfeita com Muricy, a torcida santista também não aprovou Paulo Autuori como substituto, nome revelado pelo UOL Esporte na última terça-feira. Parte da torcida não guarda boas lembranças da primeira passagem do técnico e prefere nomes como Jorginho, Abel Braga ou Dorival Junior. O atual técnico do Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, em 2010, no time que tinha Wesley, Ganso, Neymar, André e Robinho.

Desde que chegou ao Santos, em 2011, Muricy conquistou a Libertadores e dois campeonatos estaduais. Apesar disso, fracassou no Mundial Interclubes na goleada contra o Barcelona e sequer classificou o time para a Libertadores de 2013.

 

INTERNAUTAS CRITICAM MURICY RAMALHO E DIRETORIA

  • Lunard: Espero ver esse tal de Muricy longe do meu Santos logo. Técnico retranqueiro e mal educado, sua especialidade é chuveirinho e chutão pra frente. Ele deveria dar 90% do seu salário pro Neymar
  • Roberto Santos Calazans: Na verdade, temos jovens na base que deveriam estar no time de cima, gastaram milhões com Montillo e não acrescentou em nada. Temos um belo jogador na base chamado Pedro Castro, tão ou melhor que o Ganso. Por que não dar uma chance ao cara?
  • Márcio Pinho: Finalmente perceberam. O time não tem esquema nenhum de jogo. Só que o Autuori é outra piada. Melhor esperar para demitir quando tiver algum melhorzinho no mercado.
  • CyberJeca: Muricy tem um bom currículo, deve ser respeitado como técnico bem sucedido que é, mas não dá para entender por que é que o time não decola e por que os jogadores rendem menos do que poderiam
  • duducarol: O Muricy não sabe jogar com a mulekada (sic). Comandar o time em que o elenco tá feito, até eu. Mas o Paulo Autori é ruim e sua passagem pelo Santos não deixou saudades
  • Mari Ane: Temos o melhor técnico e não é só culpa do Muricy. Se for assim tem que mudar diretoria também e muitos jogadores já deveriam estar procurando uma nova profissão
  • Jose Francisco: Gente, o problema lá na Vila não é o técnico, ele deve estar pagando o pato. O Laor embora aparentemente bem intencionado com boas ideias enfiou o pé pelas mãos. O problema por lá parece ser vestiário
  • Imperador do Norte I: Volta, Dorival. Ou ainda, que venha Jorginho (Bahia). A miopia futebolística e a falta de memória desses dirigentes santistas, infelizmente, impedem que se vislumbre dias melhores para o Santos F. C.

BAND: ANDRÉ ENSAIA DANCINHA ANTES DE JOGO NO PAULISTÃO