Topo

Fifa amplia punição para italianos e sul-coreanos envolvidos em manipulação de resultados

Joseph Blatter, presidente da Fifa, fala em coletiva sobre manipulação de resultados - AFP PHOTO/ALEXANDER JOE
Joseph Blatter, presidente da Fifa, fala em coletiva sobre manipulação de resultados Imagem: AFP PHOTO/ALEXANDER JOE

27/02/2013 14h08

O corpo diretivo da Fifa anunciou nesta quarta-feira que estenderá para o mundo todo a punição feita a jogadores e funcionários das federações da Itália e da Coreia do Sul. O aumento da abrangência da repreensão se deve à confirmação do envolvimento em manipulação de resultados após audiências.

Terão suas punições alteradas 74 jogadores e funcionários italianos e sul-coreanos que já haviam sido banidos, entre eles 11 pessoas que receberam punição perpétua.

Segundo a Fifa, serão repreendidas todas as pessoal envolvidas diretamente, que omitiram a manipulação de resultados, que fizeram apostas ilícitas ou membros de grupos corruptos envolvidos nos esquemas.

O anúncio é feito um dia após a Fifa anunciar que a punição de 58 funcionários e jogadores do futebol chineses também passa a ser mundial.

A Fifa tem se empenhado em descobrir e punir todos os envolvidos em manipulação de resultados após a polícia europeia Europol ter anunciado no início de fevereiro um esquema mundial que envolvia aproximadamente 680 jogos com resultados manipulados.