Topo

Torcedores ignoram lista de banidos da Federação Paulista e vão aos estádios

Torcedor do Corinthians listado pela Federação segue com livre acesso - Reprodução/Facebook
Torcedor do Corinthians listado pela Federação segue com livre acesso Imagem: Reprodução/Facebook

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 06h00

Medida adotada pela Federação Paulista de Futebol desde 2011 para tentar vetar a presença de torcedores envolvidos em incidentes policiais em jogos de futebol, a lista de banidos nos estádios da entidade já conta com mais de 100 nomes. A ação, entretanto, se mostrou ineficaz, já que as torcidas organizadas ignoram o impedimento e seus associados seguem frequentando jogos normalmente em São Paulo, o que é admitido pela própria Federação Paulista.

Vetado de entrar nos estádios em jogos de futebol desde março de 2012, o presidente da Mancha Alviverde, Marcos Ferreira, assume que ele e outros associados da entidade que estão na lista já foram às partidas do Palmeiras desde então.


“Acontece, a polícia não consegue verificar todo mundo. Ano passado até fui barrado. Foi no clássico contra o Corinthians, eu tinha sido banido, mas tentei ir. O policial me conhecia e sabia que eu estava banido, não deixou. Pra mim é um pouco difícil porque eles me conhecem, mas os outros torcedores não tem como eles saberem”, afirmou Ferreira.

O presidente da Mancha Alviverde teve seu nome incluído na lista após se envolver numa briga com a torcida organizada Pavilhão Nove, do Corinthians, antes do confronto entre os dois clubes no dia 2 de fevereiro de 2012. Além de Ferreira, outros oito integrantes da facção palmeirense entraram na lista pelo mesmo incidente. 

Três associados da torcida corintiana foram vetados pelo mesmo caso. Entre eles, Leandro Luís Leite. Oficialmente impedido de ir a jogos do Campeonato Paulista, o associado da Pavilhão Nove segue frequentando os estádios paulistas. No último dia 9, ele esteve no Pacaembu, onde assistiu ao empate entre Corinthians e São Caetano. Leandro chegou a publicar no seu perfil uma sua foto no estádio, no dia da partida.

A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com a torcida organizada do Corinthians. A entidade informou que não se pronunciaria sobre o caso.

A Federação Paulista de Futebol reconhece que a lista não é respeitada. “É normal, a gente sabe disso. Não temos como fiscalizar. Se pegar dentro do estádio, você tira e acabou. É uma pena administrativa. Mas hoje não temos meios de impedir que esses torcedores entrem”, admitiu o diretor do departamento de segurança e prevenção da Federação Paulista de Futebol, Coronel Marinho.

A lista com os nomes dos torcedores vetados é fixada nos portões dos estádios nos dias de jogos do Campeonato Paulista. Segundo a Federação Paulista, se eles forem reconhecidos pela Policia Militar, serão barrados.

“Mas não é possível o policial militar que faz a revista checar a documentação de cada torcedor que entra. Sabemos disso”, diz Marinho.

A Gaviões da Fiel, do Corinthians, que também tem torcedores incluídos na lista, afirma que não há com controlar os associados que vão aos jogos. “A torcida acredita que cada um responde por seus atos. Não podemos ser responsabilizados pelos atos individuais”, afirmou a entidade por meio de sua assessoria de imprensa.

Já a Torcida Sangue Jovem, do Santos, também com associados entre os banidos, informa que pune os seus torcedores envolvidos que têm os nomes incluídos na lista da Federação Paulista. Segundo eles, os associados perdem a carteirinha e não podem comprar os ingressos destinados para o grupo pelo clube.