Topo

Ex-goleiro do Fla completa 100 anos em dia de festa para Zico e comemora com ídolo

Fernandinho (e) abraça Zico durante comemoração pelos seus 100 anos na Gávea - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Fernandinho (e) abraça Zico durante comemoração pelos seus 100 anos na Gávea Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/03/2013 14h06

A manhã de sábado não foi de festa apenas para Zico. Quem também aproveitou as celebrações na sede da Gávea foi o ex-goleiro do Flamengo Fernandinho, que completou 100 anos neste dia 2 de março.

O camisa 1 da década de 30 fez festa junto com seu ídolo em uma celebração com direito a bolo, camisas personalizadas e até a apresentação da tradicional Charanga rubro-negra, torcida, mais antiga do clube.

Torcida do Fla ignora chuva, fecha rua e faz festa para inaugurar estátua de Zico

A torcida do Flamengo não esperou o aniversário de Zico - neste domingo, dia 3 - para festejar o maior ídolo de sua história. Em evento realizado neste sábado, na sede da Gávea, os rubro-negros fizeram uma enorme celebração em homenagem ao "Galinho". Os torcedores ignoraram a forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro nesta manhã, fecharam o trânsito nas proximidades da sede e reviveram o clima de arquibancada para inaugurar a estátua em tamanho natural do eterno camisa 10 (veja a matéria completa no UOL Esporte)

"Em 100 anos de vida, tive poucas emoções como essa daqui. É uma felicidade sem tamanho. Apesar de ser mais velho que ele, o Zico é o meu grande ídolo. É uma pena não ter jogado junto com ele, mas agora estamos juntos aqui", disse Fernandinho, em conversa com o UOL Esporte, demonstrando grande vitalidade.

"É impressionante com ele está lúcido, tranquilo e bem cuidado. É a lenda viva do Flamengo. Falam de mim, mas precisam reverenciar o Fernandinho", ressaltou Zico.

E o ex-goleiro concordou, sem deixar de retribuir os elogios àquele que chamou de maior jogador de todos os tempos.

"Estou bem, tranquilo, e quero comemorar ainda mais aniversários aqui no Flamengo. Só não estou melhor que o Zico. Ele tá 'inteiraço'. Aliás, sempre foi bem em tudo que fez. Ele é o maior de todos os tempos, mais completo até que o Pelé. E posso falar isso tranquilamente, até porque vi os dois durante toda a carreira", ressaltou.

Fernando Ferreira Botelho, segundo o Almanaque do Flamengo, atuou em 55 partidas entre os anos de 1930 e 1934, conquistando 29 vitórias, 11 empates e 15 derrotas.