Topo

Neymar repete 2012 e supera defensores no ranking de cartões do Santos

Neymar recebe cartão amarelo após simular pênalti no jogo entre Santos e Corinthians - Fernando Donasci/UOL
Neymar recebe cartão amarelo após simular pênalti no jogo entre Santos e Corinthians Imagem: Fernando Donasci/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/03/2013 10h00

Não é por acaso que Neymar está suspenso para o próximo jogo do Santos, diante do Atlético Sorocaba, no domingo, e também foi julgado por expulsão no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) na última segunda-feira. Nos últimos anos, o craque santista vem expondo seu lado indisciplinado ao ser mais advertido com cartões do que os defensores de time, fato que já acontece no início desta temporada.

O cartão amarelo recebido por simulação de pênalti contra o Corinthians foi o terceiro do jogador na temporada. Somando o cartão vermelho no jogo contra a Ponte Preta, no dia 17 de fevereiro, em Campinas, Neymar lidera a lista dos atletas mais indisciplinados do Santos em 2013.

O volante Renê Júnior é o que mais se aproxima do craque santista, já que recebeu três cartões amarelos e cumpriu suspensão no clássico contra o Corinthians.

Os quatro cartões recebidos por Neymar nesta temporada renderam duas suspensões. A primeira foi cumprida no jogo contra o XV de Piracicaba, pela 9ª rodada do Paulista, e a segunda será paga no duelo contra o Atlético Sorocaba no próximo domingo.

Na temporada passada, Neymar liderou o ranking dos atletas mais indisciplinados do Santos. O camisa 11 recebeu 16 cartões amarelos, superou todos os zagueiros do elenco e só perdeu para o volante Adriano, hoje no Grêmio, que levou 17. Porém, o craque santista recebeu um cartão vermelho e o volante nenhum.

Somando o cartão vermelho deste ano, Neymar soma cinco expulsões na carreira. E, em todas elas, o astro santista deixou o campo se achando injustiçado pela arbitragem.

No geral, Neymar recebeu 66 cartões amarelos e cinco vermelhos em 215 jogos pelo Santos. Foram sete amarelos em 2009; 22 amarelos e um vermelho em 2010; 18 amarelos e dois vermelhos em 2011; 16 amarelos e um vermelho em 2012; três amarelos e um vermelho em 2013.