Topo

Empresa gasta R$ 15 milhões em câmeras de segurança para Arena Palestra

Do UOL, em São Paulo

12/03/2013 17h52

A WTorre, empresa responsável pela construção da nova Arena Palestra, anunciou nesta terça-feira um investimento de cerca de R$ 15 milhões na compra de 64 câmeras de segurança para o estádio. O equipamento é capaz do reconhecimento facial de todos os torcedores presentes no local.

“Essas câmeras realizam um reconhecimento facial de altíssima definição. Para ter certeza da segurança oferecida na Nova Arena, decidimos ir muito além do que a Fifa exige e instalar esse tipo de câmera. Será uma espécie de 'Big Brother' e vai permitir identificar comportamentos fora do padrão imediatamente. Vamos mudar o conceito de segurança nos estádios", disse o diretor de novos negócios da WTorre, Rogério Dezembro.

O sistema de monitoramento será importando do Japão ou de Israel. Atualmente, as câmeras inteligentes são usadas em locais de grande movimentação, como nos aeroportos da Europa, Estados Unidos e de Israel.  

Além de realizar o reconhecimento facial, o equipamento tem software que permite identificar rapidamente  comportamentos fora do padrão, como o início de uma briga, um ato de vandalismo ou até mesmo uma pessoa passando mal.

“Em um jogo de futebol, o sistema identifica a vibração da torcida. Se houver uma briga, o padrão comportamental muda e o sistema chama a atenção, permitindo uma rápida ação de controle. Nesta arena, os atos de violência ou vandalismo não passarão nem despercebidos nem impunes”, garante Dezembro.

O diretor da WTorre ainda explicou que outra parte muito importante da tecnologia é que ela é capaz de arquivar as imagens dos rostos dos torcedores para compará-los posteriormente, mesmo se alguém tentar se disfarçar com bonés, óculos ou barba.