Topo

Desportiva bate Atlético-AC em fase criada para corrigir erro da CBF na Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

13/03/2013 22h31

A primeira partida da Copa do Brasil de 2013 teve a Desportiva como classificada. Em uma fase preliminar, criada para corrigir um erro da CBF, o time capixaba seguiu adiante na competição após vencer o Atlético-AC por 5 a 4.

O jogo ficou marcado pelo forte equilibro. Durante os 90 minutos, ambos os times estiveram com um placar positivo em diversas oportunidades.

O primeiro foi o Atlético Acreano. Com 17 minutos, Alcione inaugurou o marcador e deixou o time com vantagem, pois o primeiro duelo havia sido 1 a 1. David Dener, aos 32 minutos, igualou o placar para a Desportiva.

Minutos depois, Flávio Santos, de letra, colocou o time capixaba à frente no placar. Mas a vantagem durou pouco. Logo aos 10 minutos da etapa final, Jessé, de pênalti, empatou o marcador.

Carlos Vitor, com 14 minutos, voltou a colocar a Desportiva à frente. Vantagem que durou os próximos 20 minutos até Jeferson empatar novamente o duelo.

Em casa, precisando de mais um gol para se classificar, a Desportiva conseguiu abrir 4 a 3 aos 35 minutos com Léo Oliveira. Para garantir a classificação, a equipe capixaba marcou novamente com Carlos Vitor. Mesmo assim, aos 49 minutos, o Atlético voltou a ameaçar com gol de Lélão, mas já era tarde.

Como o primeiro jogo foi 1 a 1, no Acre, a Desportiva seguiu adiante na competição. Agora, o time terá pela frente o Figueirense.

Este duelo preliminar só existiu para corrigir uma falha cometida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda em 2012.

Em maio, a entidade enviou um documento às federações dando as diretrizes para 2013. Com a determinação em mãos, a Federação de Futebol do Espírito Santo se planejou para ter duas vagas na Copa do Brasil, como sempre acontecia. No entanto, o ranking das federações divulgado no fim de 2012, colocou o Acre à frente do Espírito Santo.

Para evitar que Atlético Acreano e Desportiva entrassem na Justiça, pois ambos tinham “direito” de estar na competição, a CBF criou uma partida entre ambos.