Topo

Funcionário de Edu Gaspar, ex-corintiano mira trabalho como economista

Andrezinho é lembrado por jogada do gol de Ricardinho contra o Santos, em 2001 - Folha Imagem/Arquivo
Andrezinho é lembrado por jogada do gol de Ricardinho contra o Santos, em 2001 Imagem: Folha Imagem/Arquivo

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 06h05

Andrezinho foi formado no Corinthians, teve poucas chances entre os titulares, mas ficou marcado por ter originado o lance que resultou no passe de Gil para o gol de Ricardinho nos acréscimos de um clássico contra o Santos pelo Campeonato Paulista de 2001. O gol levou o time à final do Paulistão, sendo campeão em seguida. Mas os tempos de boleiro ficaram para trás.

Em vez da bola, Andrezinho agora conta com uma inseparável calculadora por onde anda. Ele está no último ano da faculdade de economia, mas já atua no ramo, exercendo a função de administrador das finanças da empresa do amigo Edu Gaspar, atual gerente de futebol do Corinthians.

Edu tem uma empresa de importação de madeiras, e Andrezinho administra o negócio.

“Eu trabalho no controle de estoque, vendas e importação de madeiras dos Estados Unidos e de outros lugares. Participo na elaboração da logística e administração da empresa. Sou amigo do Edu e temos uma relação muito profissional também”, explica Andrezinho.

Revelado pelo Corinthians no fim dos anos 90, período no qual o clube teve excelentes meio-campistas, Andrezinho atuava basicamente quando os titulares eram preservados.

Ele concorria com Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edu, André Luiz, Gil e, principalmente, com os volantes Rincón e Vampeta.

Mesmo não tendo construído uma carreira longa no Corinthians, Andrezinho se orgulha de ser reconhecido nas ruas por ter começado o gol salvador de Ricardinho, quando muitos santistas já se consideravam finalistas do Estadual.

“Faz mais de 10 anos daquele gol, mas até hoje tem corintiano que me para na rua para agradecer pela jogada. Ficou marcado ainda mais por ter eliminado o Santos nos acréscimos”, relembra.

Andrezinho foi emprestado pelo Corinthians ao Americano-RJ. Desde então, ele passou por clubes menores, sem grande destaque. No futebol croata, ele ganhou título na segunda divisão e enfrentou racismo de torcedores locais, que o chamavam de “macaco”.

Percebendo que as propostas no futebol não o seduziam, Andrezinho decidiu retomar os estudos. A economia entrou na sua vida.

“Fui pensando aos poucos sobre parar de jogar futebol. Você começa a ter dificuldade em receber o pagamento em dia dos clubes. Eu estava no Paysandu e vi que não ia ter um futuro estável. Decidi trocar de profissão”.

ANDREZINHO INTEGROU GRUPO CONTRÁRIO A MARCELINHO NO CORINTHIANS

  • Andrezinho esteve no meio da briga entre Marcelinho Carioca contra Ricardinho e Vanderlei Luxemburgo, em 2001.

    Luxemburgo afastou Marcelinho na época após, segundo ele, ter flagrado o meia com uma mulher na concentração. Andrezinho era amigos dos dois, mas acabou sendo pressionado no clube a ficar a favor de Ricardinho.

    "Foi uma briga de cachorro grande. Eu nem me metia. O Marcelinho tinha muito poder por tudo o que ele conquistou. Tudo o que ele queria acabava acontecendo. Mas não gostamos quando ele envolveu pessoas para conseguir coisas. Gosto do Marcelinho, me dou bem com ele, mas naquele episódio os mais jovens do elenco foram meio que obrigados a ficar ao lado do Ricardinho", afirmou.