Topo

Jogador grego é banido da seleção nacional após comemorar com gesto nazista

Giorgos Katidis, do AEK, comemorou gol com gesto nazista e foi banido da seleção - AP Photo/INTIME
Giorgos Katidis, do AEK, comemorou gol com gesto nazista e foi banido da seleção Imagem: AP Photo/INTIME

Do UOL, em São Paulo

17/03/2013 11h47

O meia grego Giorgos Katidis, do AEK, foi banido da seleção nacional pela federação de seu país ao comemorar um gol de sua equipe fazendo gesto aparentemente de saudação nazista. O jogador, de 20 anos, já atuou pela seleção grega nas categorias de base, mas nunca havia sido convocado para a equipe principal.

Após a má repercussão do caso, Katidis publicou em sua conta no Twitter que não sabia o significado do gesto. “Não sou racista de jeito algum. Abomino o fascismo. Não faria o gesto se soubesse que significa alguma coisa. Eu sei das consequências e não farei mais isso”, escreveu.

“A ação do jogador para saudar os espectadores como nazista é é uma provocação grave brutal e afeta profundamente todas as vítimas das atrocidades nazistas, ferindo o caráter pacífico e profundamente humano do futebol. A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude”, declarou a Federação Grega de Futebol em comunicado oficial.

O AEK pediu para Katidis se explicar e vai decidir o futuro do jovem jogador em uma reunião do conselho na próxima semana.

Veja na íntegra a nota emitida pela Federação Grega:

Em reunião extraordinária neste domingo, 17 de março, 2013, a Secretaria Executiva da Federação Grega de Futebol decidiu, em resposta à saudação nazista George Katidis no jogo AEK x Veria e após análise de todos os dados, por unanimidade, o seguinte:

A energia do jogador para saudar os espectadores como nazista é brutal e afeta profundamente todas as vítimas das atrocidades nazistas, ferindo o caráter pacífico e profundamente humano do futebol. A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude.

No âmbito dos seus poderes de decidir a exclusão de George Katidis da seleção. A Federação Grega de Futebol previu fenômenos análogos e já incluem a proibição desse tipo de ação nos contratos que os jogadores assinam com as equipes.

A HFF está certa também que os órgãos disciplinares competentes devem intervir de forma decisiva e impor as sanções previstas no Código Disciplinar para o crime. Entre as penas mais pesadas no futebol, a Fifa instituiu para tal casos o banimento total do atleta.

Finalmente, a Federação Grega de Futebol tomará todas as medidas necessárias para preservar a natureza pacífica do futebol, e para promover os valores da solidariedade, da cooperação e do respeito que professa.