Topo

Revista francesa divulga lista dos maiores salários do futebol; Beckham lidera e Neymar é o 5º

Graças aos contratos publicitários, Beckham assumiu a liderança da lista - Reuters
Graças aos contratos publicitários, Beckham assumiu a liderança da lista Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/03/2013 11h03

A renomada revista francesa France Football divulgou a lista dos maiores salários entre os jogadores de futebol no planeta, contando com os contratos publicitários e outras fontes de renda. Assim, o inglês David Beckham desbancou o melhor do mundo Messi e assumiu a liderança. O brasileiro Neymar aparece em quinto lugar no ranking.

Beckham, contratado recentemente pelo milionário PSG, roubou a liderança do argentino Messi, que liderou a lista pelos últimos três anos, com as cifras de 36 milhões de euros por ano, contra 35 do craque sul-americano. O terceiro é o português do Real Madrid Cristiano Ronaldo, com 30 milhões, seguido pelo camaronês Eto’o (24 milhões) e de Neymar (20 milhões). Outro brasileiro que aparece entre os 20 primeiros, em 13º, é Kaká, com 14,5 milhões.

Desde que a France Football começou a publicar esta lista, nenhum jogador atingiu a inédita marca de Beckham, de 36 milhões de euros recebidos em um ano. Em 2003, quando liderou o ranking pela primeira vez, o meia inglês atingiu a marca de 15 milhões de euros.

A curiosidade dos rendimentos de Beckham vai para a porcentagem adquirida através do futebol, apenas 9%. O restante vem pelas propagandas publicitárias ou outros rendimentos fora dos gramados.

Já Messi tem números mais equilibrados. 12,5 milhões de euros vem dos salários recebidos do Barcelona, e o restante de publicidade.

É a primeira vez também que jogadores de ‘ligas emergentes’ figuram entre os cinco primeiros, casos do atacante Eto’o, do Anzhi, da Rússia, e do astro brasileiro Neymar, que só de salários do Santos recebe 7 milhões de euros anuais, segundo a publicação.