Topo

'Novo Pelé' chega ao Bahia em troca com o pentacampeão Kleberson

Apontado como "novo Pelé", Freddy Adu disputa jogo pela seleção norte-americana - Otto Greule Jr/Getty Images
Apontado como 'novo Pelé', Freddy Adu disputa jogo pela seleção norte-americana Imagem: Otto Greule Jr/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/03/2013 11h32

O ‘novo Pelé’ será o próximo reforço a desembarcar no Fazendão. Comparado com o maior jogador de futebol de todos os tempos quando iniciou a carreira, o atacante Freddy Adu será envolvido em uma troca com o pentacampeão Kleberson, que passará a defender o Philadelphia Union, clube que disputa a Major League Soccer (MLS), principal liga de futebol dos Estados Unidos.

A informação foi confirmada pelo próprio presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, que apontou vantagens na negociação que está praticamente concretizada.

“A gente ganha com a saída do Kleberson e a chegada do Adu. Há um saldo positivo, uma economia para o Bahia. Mesmo pagando parte do salário do Kleberson e o clube americano pagando parte do Adu, no final quem sai ganhando somos nós”, declarou o presidente, que compara a chegada de Adu ao Bahia à contratação de Zizao pelo Corinthians.

“O Corinthians fez uma ação no mesmo sentido, que foi a contratação do Zizao. É o mesmo que pretendemos fazer no Bahia, abrir esse mercado com os EUA. Já colocamos o Rafael lá e temos bom relacionamento. Espero que ele tenha sucesso aqui”, acrescentou Marcelo ao Galáticos Online.

O Bahia ainda ampliou as justificativas para a contratação de Freddy Adu através de uma nota divulgada pela assessoria de imprensa: “Ampliará a relação com o futebol norte-americano [atacante Rafael foi para o DC United, de Washington], atrairá mídia nacional e internacional interessante para o Bahia, e trata-se de um bom jogador, jovem, que pode se adaptar ao futebol brasileiro”.

Nascido em Gana e naturalizado americano, o jogador de 23 anos ganhou o apelido de ‘novo Pelé’ quando tinha 14, e era apontado como principal nome para ajudar os Estados Unidos a ter sucesso em uma Copa do Mundo.

Porém, Freddy Adu, que hoje defende o Philadelphia Union, não correspondeu às expectativas e já acumula diversos clubes pela carreira, com apenas 23 anos, entre eles: D.C. United, Monaco, da França, Belenenses e Benfica, de Portugal, Çaykur Rizespor, da Turquia, e Aris, da Grécia.