Topo

Problema com "puxadinho" deixa Arena Palestra sem prazo de inauguração

20% da antiga arquibancada do Palestra Itália na Arena Palestra não será demolido - Divulgação (WTorre)
20% da antiga arquibancada do Palestra Itália na Arena Palestra não será demolido Imagem: Divulgação (WTorre)

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

19/03/2013 15h44

A dificuldade em construir um "puxadinho" de arquibancada sobreposta à antiga na Arena Palestra deixa o estádio do Palmeiras sem prazo de inauguração. Dirigentes do clube e representantes da construtora WTorre trabalham com a possibilidade de fim das obras apenas em 2014, quase um ano após a previsão inicial de abril de 2013. 

“A verdade é que hoje não temos condição de precisar. Temos a evolução da obra no aspecto geral, mas em função da dificuldade em construção do trecho final da arquibancada ficamos sem a data de encerramento definida”, disse o diretor de novos negócios da WTorre, Rogério Dezembro, ao UOL Esporte.

“Não podemos trabalhar com peças pré-moldadas no setor, e isso está afetando toda a obra. Tem a questão de espaço para realizarmos toda essa construção dentro do local. Estamos em um período que migramos de um modelo industrial para o artesanal, e com isso, geram mais custo e atraso. Não imaginamos que isso acarretaria tanto problema”, justificou Dezembro.   

A construtora não pôde demolir um trecho da arquibancada do Palestra Itália por conta da obtenção do alvará de reforma, ao invés de um de construção, por parte da Prefeitura de São Paulo. Durante meses criou-se a expectativa de que o quadro seria revertido, como chegou a admitir o então prefeito Gilberto Kassab. A expectativa fez o trabalho de construção na arquibancada ser adiado.

Caso a lei fosse alterada, Palmeiras e WTorre imaginavam ter o estádio pronto já no fim de 2012. Sem a solução do problema, a obra desacelerou consideravelmente.

A construtora já tem realizada a fundação em que estão sendo colocados os pilares para sustentar a nova arquibancada, e os jacarés, estruturas de concreto que sustentam as peças pré-moldada.

“Em 30, 40 dias vamos ter a condição de ter uma previsão final da obra. Agora é esperar pela evolução da arquibancada. Vamos tirar uma média do quanto conseguimos erguer por dia”, comentou Dezembro.

A previsão de que a Arena Palestra pode ser inaugurada em 2014 foi revelada pelo presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, em entrevista à Folha de São Paulo na semana passada. O dirigente jamais visitou as obras do local, mas segundo Rogério Dezembro, facilitou o trabalho de construção desde que assumiu o cargo no fim de janeiro.

“Ele tira a conclusão de 2014 em cima de uma comissão de dados que recebe. Não posso considerar isso uma previsão errada. É importante ressaltar que desde que o (Paulo) Nobre assumiu o cargo ele tratou de criar uma comissão de obras, e isso melhorou nosso trabalho em mil por cento”, destacou Dezembro, que ainda mantém o valor da obra em torno dos mesmos R$ 350 milhões orçados inicialmente.

COM QUEDA DE APROVEITAMENTO, PALMEIRAS FAZ JOGO 100 SEM PALESTRA

  • O Palmeiras atinge nesta quarta-feira às 19h30, diante do Botafogo-SP, no Pacaembu, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista, o centésimo jogo como mandante desde que o Palestra Itália foi fechado para reformas. O período longe do estádio é sofrível, com queda de quase 15% do aproveitamento.

    O levantamento feito pela assessoria de imprensa do Palmeiras mostra que em 99 jogos como mandante em estádios alternativos, o time soma 51 vitórias, 24 empates e 24 derrotas. O que resulta em aproveitamento de 59,5%. No Palestra, o aproveitamento registrado é de 74,4% em 1.571 jogos.

VEJA UM RAIO-X DOS 6 MESES DE KLEINA NO PALMEIRAS