Topo

Time alemão anuncia saída do volante Josué para o Atlético-MG

Volante Josué estava no Wolfsburg desde 2007 e era o capitão da equipe alemã - Juergen Schwarz/AFP Photo
Volante Josué estava no Wolfsburg desde 2007 e era o capitão da equipe alemã Imagem: Juergen Schwarz/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo e em Belo Horizonte

20/03/2013 14h38

O Atlético-MG está próximo de mais um reforço de peso para a temporada. Nesta quarta-feira, o Wolfsburg, da Alemanha, anunciou a saída do volante Josué, ex-São Paulo e seleção brasileira, para a equipe de Belo Horizonte.

Segundo a equipe europeia, o ex-capitão do time, que está no Wolfsburg desde 2007 e tem 33 anos, deve assinar por dois anos com o clube alvinegro. Josué nem participou do treino desta quarta e já se despediu dos companheiros.

A diretoria do Atlético-MG, por meio de sua assessoria de comunicação, confirmou que há um acerto verbal entre o clube alvinegro e Josué, mas, ressalvou que aguarda a chegada da documentação a ser enviada da Alemanha para oficializar o contrato, por duas temporadas.

Um dos destaques da conquista do Campeonato Alemão 2008/09, maior título da história do Wolfsburg, Josué sai da Alemanha prestigiado.

Com Ronaldinho, Atlético pega América-TO para se aproximar do Cruzeiro

  • Marcus Desimoni/UOL

    Com o time quase todo titular e com Ronaldinho Gaúcho como maior atração, para ?movimentar? Teófilo Otoni, cidade do Vale do Mucuri que verá o primeiro jogo do craque no interior de Minas, o Atlético-MG enfrenta o América-TO, nesta quarta-feira, às 19h30. O jogo, adiado pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, integra a maior sequência de jogos do alvinegro mineiro até agora nesta temporada. A partida desta quarta-feira, no Estádio Nassri Mattar, será a terceira disputada pelo Atlético-MG no intervalo de uma semana. Antes do jogo adiado, o time venceu o The Strongest, pela Libertadores, há uma semana, por 2 a 1, e, no último domingo, goleou o América-MG, por 5 a 2, pelo Campeonato Mineiro. E no próximo domingo, o time atleticano visitará o Nacional, em Patos de Minas.

"Ele é um dos jogadores que mais teve sucesso pelo Wolfsburg. Mas a mudança é uma oportunidade interessante para ele, e nós facilitamos a saída em agradecimento às suas contribuições pelo time. Manteremos contato e desejamos boa sorte no futuro", disse o gerente de futebol Klaus Allofs.

"Ele tem agora a opção de jogar em seu próprio país, e queríamos dar a ele essa oportunidade. Josué marcou história no Wolfsburg e nos ajudou a conquistar resultados muito bons", completou o técnico do time alviverde, Dieter Hecking, que ainda conta com os brasileiros Diego, Naldo e Fágner no elenco.

Revelado pelo Goiás, Josué teve passagem de muito sucesso pelo São Paulo, clube pelo qual conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2005, fazendo dupla com o também volante Mineiro no meio-campo tricolor.

Vendido ao Wolfsburg em 2007, ele disputou 164 jogos no Campeonato Alemão e marcou duas vezes, além de ter representado o time alviverde em 19 jogos internacionais e 17 da Copa da Alemanha.

"Claro que estou triste em deixar o Wolfsburg, mas essa mudança é um grande desafio para mim. Foi um tempo maravilhoso que vivi aqui, cheio de altos e baixos. O Wolfsburg permanecerá para sempre em meu coração. Gostaria de ver o clube de novo no topo e tenho certeza que esse time ainda pode ter muito sucesso", disse Josué, em sua despedida.

Pela seleção brasileira, o volante conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009, além de ter feito parte do grupo que disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, sob o comando do técnico Dunga.

Josué já estava nos planos do Atlético-MG desde o início deste ano, quando o clube mineiro apresentou proposta oficial ao Wolfsburg, que, naquele momento, recusou o negócio. Os entendimentos, no entanto, não terminaram ali e continuaram até que houve acordo entre as partes.

Ele poderá ser inscrito para as oitavas de final da Libertadores, já que o time atleticano garantiu sua vaga com duas rodadas de antecedência. Isso deve acontecer na vaga do meia-atacante Nikão, que estava inscrito e que foi cedido por empréstimo ao América-MG, nesta terça-feira.

Caso a contratação de Josué seja oficializada, ele será o oitavo reforço do Atlético-MG para esta temporada. Os outros contratados são o zagueiro Gilberto Silva, o volante Rosinei, o meia Morais e os atacantes Diego Tardelli, Alecsandro, Luan e Araújo. Desses, o único titular é Tardelli, já que o técnico Cuca manteve quase todo o time que foi vice-campeão brasileiro em 2012.