Topo

Fla investe em contratos longos com jovens para evitar 'novos Mattheus'

Destaque do Flamengo no Carioca, Rafinha teve seu contrato ampliado por cinco anos - Rudy Trindade/VIPCOMM
Destaque do Flamengo no Carioca, Rafinha teve seu contrato ampliado por cinco anos Imagem: Rudy Trindade/VIPCOMM

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/03/2013 06h07

Em seus primeiros meses de trabalho, a nova diretoria do Flamengo tem tratado como prioridade a renovação de contrato dos jovens jogadores de seu elenco, e com multas rescisórias milionárias. A intenção é evitar perder revelações como o meia Mattheus, que deve deixar o clube rumo a Juventus em breve por ter o compromisso próximo do fim.

O caso mais recente é o do meia Rodolfo, que assinou contrato até março de 2017 na tarde da última quarta-feira. O jogador seguiu o exemplo de Rafinha, que há pouco fechou acordo por cinco anos. Os dois acertaram compromissos com multas rescisórias na casa dos R$ 130 milhões para clubes estrangeiros.

#dev_albumEmbed010('tagalbum','15663')

Outro que seguirá o mesmo caminho é Adryan. O jogador tratado como uma das grandes promessas do time campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior em 2011 tem contrato até abril de 2014, mas a diretoria já acertou renovação com o meia até abril de 2016. O anúncio depende apenas da assinatura do novo vínculo.

“Quem entende de futebol, sabe que temos que fazer isso. Porque senão você perde o atleta de graça, o jogador sai por migalha. Isso é cuidar do patrimônio do clube. Não podemos manter o descaso com a base que vinha acontecendo antes”, disse Paulo Pelaipe ao UOL Esporte.

O caso de Mattheus exemplifica exatamente o que o Flamengo busca evitar.  O meia se recusou a renovar o vínculo com o clube e usa o fato de seu contrato ter final ao término de 2013 para facilitar sua transferência para a Juventus. No fim do ano, o atleta poderia assinar um pré-contrato com os italianos, o que tem motivado o Rubro-negro a aceitar os cerca de R$ 5 milhões oferecidos.

“Hoje estamos negociando um valor que é bom, mas poderíamos receber mais por ele [Mattheus]”, disse Pelaipe. “Estamos analisando o caso de todos os jogadores para que isso não se repita”, completou.

Além da possibilidade de perder patrimônio, o Flamengo corre também para não ver sua equipe ameaçada em campo. Os garotos são atualmente peças importantes do elenco comandado por Jorginho. Rafinha é titular do time, enquanto Rodolfo constantemente é utilizado na mesma condição. Já Adryan não vem atuando, mas é avaliado com detentor de grande potencial.

TREINADOR JORGINHO PROMOVE MUDANÇAS NO TIME DO FLAMENGO