Topo

Luciano do Valle revela AVC e diz que teve de reaprender a falar

Luciano do Valle concede entrevista no programa Canal Livre, da Band - Reprodução
Luciano do Valle concede entrevista no programa Canal Livre, da Band Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 13h26

Demorou mais de um ano, mas finalmente veio a público o real motivo que levou Luciano do Valle a ser afastado durante algumas semanas da Band no início de 2012. Em entrevista ao Canal Livre do último domingo, o veterano narrador revelou que sofreu um AVC em janeiro do ano passado e que, após um retorno breve e mal-sucedido às telas, precisou fazer um tratamento que incluiu até sessões de fonoaudiologia para reaprender a falar.

ENQUETE ESPECIAL

  • Quem é o melhor narrador da televisão brasileira na atualidade? Confira os confrontos e vote

"Eu tive um AVC", resumiu Luciano ao ser questionado sobre o que aconteceu naquele fatídico 5 de fevereiro de 2012, quando o narrador teve, provavelmente, sua pior transmissão em 50 anos de carreira. Na ocasião, em um clássico entre Santos e Palmeiras pelo Campeonato Paulista, Luciano do Valle cometeu inúmeras gafes, trocou os nomes dos times e dos jogadores, recebeu correções até do comentarista Neto e foi motivo de piada entre os telespectadores.
 
"Eu tive um problema muito sério, tive um problema de um AVC. Eu quis voltar o mais rápido possível depois de sair do hospital, e aí fui fazer esse jogo em Presidente Prudente. E aí puxei por aquilo que estou acostumado, pela mecânica da transmissão, e ela não veio. Aí tive que ficar fora mais um tempo e começar tudo de novo. Fui para a fono, porque afetou exatamente a voz", detalhou o narrador, explicando que a possibilidade de fazer transmissões ruins após o acidente vascular lhe preocupavam. "Tenho o orgulho de começar minha carreira há 50 anos atrás. Então você não pode encerrar dessa maneira" (confira abaixo o trecho completo em que Luciano revelou seu problema).
No ano passado, o AVC de Luciano do Valle não foi revelado. A Band confirmou que ele estava afastado por questões médicas, mas o real motivo nunca foi explicado. Especulou-se que o narrador estivesse sofrendo de problemas psíquicos e até síndrome do pânico. A dispensa o tirou das transmissões da emissora por sete semanas.
Em julho, Luciano voltou a passar por problemas médicos, mas desta vez menos graves. Submetido a uma cirurgia na bexiga, o narrador teve de ser cortado da cobertura do Bandsports dos Jogos Olímpicos de Londres.
 
Prestes a fazer 70 anos (no próximo mês de julho), Luciano do Valle acaba de completar meio século de carreira, o que tem lhe rendido homenagens na Band, dentre as quais a entrevista para o Canal Livre. Além da emissora paulista, o campineiro também já trabalhou em canais como Globo e Record.