Topo

Bombeiros iniciam estudo sobre capacidade da geral da Arena do Grêmio

O espaço destinado a Geral do Grêmio seguirá sem cadeiras mas terá estudo - Marinho Saldanha/UOL Esporte
O espaço destinado a Geral do Grêmio seguirá sem cadeiras mas terá estudo Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/04/2013 10h12

Uma comissão chefiada pelo Tenente Coronel George, PHD pelo Laboratório de Prevenção de Incêndios dos Estados Unidos, começa, nesta terça-feira, a avaliar as condições do espaço de arquibancadas na Arena do Grêmio. O grupo de bombeiros irá considerar quantas pessoas cabem no local e a necessidade e disposição de gradis - armações de metal que impossibilitem a avalanche - para serem colocados em 20 dias.

A determinação segue o cronograma estipulado em reunião no último dia 20, no Ministério Público. Lá, o Corpo de Bombeiros, o Grêmio e a OAS - que constrói a Arena - entraram em acordo sobre a parte sem cadeiras e aguardam avaliação para tomarem providências.

Certo é que o espaço será delimitado e dividido de todo estádio. Não haverá maneira do torcedor entrar na arquibancada e depois interagir com outra parte da casa gremista. "Será como um estádio dentro do outro", alertou o Comandante do Corpo de Bombeiros no RS Adriano Kukoski.


A comissão irá usar simulações em computador para definir a capacidade máxima de torcedores no espaço sem arquibancada. Atualmente o clube considera que 8 mil pessoas podem usar o local.

Não serão colocadas cadeiras. Tal barreira já foi vencida entre os órgãos competentes, a construtora e o clube. "Os assentos poderiam servir como armas", considera o promotor do MP Fábio Sbardellotto.

O prazo para o estudo dos bombeiros é até o final da semana. Em seguida, a OAS começa a colocação das barreiras, que deve levar mais 20 dias. A ideia é ter tudo organizado até o final do mês, quando uma avaliação derradeira visa dar a Arena do Grêmio o Habite-se Parcial 1, documento que libera permanentemente o estádio para eventos.

O próximo jogo do Tricolor em casa será no sábado, contra o Cerâmica, pelo Gauchão, às 21h. Contra o Fluminense, no dia 10, pela Libertadores, a geral ainda estará interditada.