Topo

Recusa ao exterior por Copa-2014 e DIS deixam Dedé perto do Corinthians

Zagueiro do Vasco, Dedé está cada vez mais perto de acertar com o Corinthians - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Zagueiro do Vasco, Dedé está cada vez mais perto de acertar com o Corinthians Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/04/2013 06h10

O zagueiro Dedé parece cada vez mais próximo do Corinthians. Além do início das tratativas envolvendo Vasco e empresários do jogador, dois fatores contribuem para o acerto com o clube paulista. O capitão cruzmaltino deseja permanecer no Brasil até a Copa do Mundo de 2014 e o grupo DIS acena com a possibilidade de auxiliar o atual campeão mundial na transação.

Inicialmente, o Vasco pretende negociar o camisa 26 com o futebol do exterior. Porém, Dedé e seus empresários firmaram posição. O defensor só quer deixar o país após a disputa da Copa do Mundo de 2014. Até lá, o plano de carreira contempla a exposição no futebol brasileiro e convocações para a seleção de Luiz Felipe Scolari. Como o Cruzmaltino está eliminado do Campeonato Carioca e tem apenas cinco jogos no Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Copa das Confederações, o adeus de Dedé ao clube de São Januário deve acontecer antes da previsão de 30 de junho.

NETO: 'DIS COMPRARÁ ZAGUEIRO DEDÉ E REPASSARÁ AO CORINTHIANS'

Parceiro do Vasco e também do Corinthians, o grupo DIS pode entrar no negócio e adquirir o percentual restante do zagueiro para repassá-lo à equipe alvinegra. Em janeiro, os investidores ajudaram o clube carioca na manutenção de Dedé e adquiriram os 45% da Liga Participações. Até aquele momento, o camisa 26 era “fatiado” entre Vasco (45%), Liga (45%) e Villa Rio (10%). O objetivo é o de buscar um meio termo para clubes e atleta.

“O Dedé deseja jogar a Copa e permanecer no Brasil. Devemos ter novidades nos próximos dias. O investidor possui um bom relacionamento com o Corinthians e isso pode ajudar. Mas ainda existe uma distância até oficializar”, afirmou Ubiraci Cardoso, empresário de Dedé, ao UOL Esporte.

Detentor de 45% dos direitos do jogador, o Vasco espera lucrar o máximo possível com a transferência para quitar salários, dívidas e reforçar o elenco. O clube de São Januário não abre mão do valor estipulado em contrato - 10 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões) - para negociá-lo. No entanto, a possibilidade de receber parte da quantia e incluir jogadores na transferência é cogitada pelos dirigentes. O Blog do Perrone informou que o Corinthians disponibilizou os seguintes atletas: o goleiro Júlio César, o lateral Ramon, emprestado ao Flamengo até o meio do ano, o atacante Elton, que está no Náutico também por empréstimo, e o volante Willian Arão.

RENÉ SE REÚNE COM EMPRESÁRIOS E INICIA CONVERSAS PARA SAÍDA DE DEDÉ

  • Vinicius Castro/ UOL Esporte

    Um almoço entre os empresários do zagueiro Dedé e o diretor de futebol do Vasco René Simões iniciou as tratativas para a saída do jogador de São Januário. Embora, as partes escondam o destino, a tendência é a de que o capitão cruzmaltino atue pelo Corinthians. O encontro aconteceu em um restaurante da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no início da tarde desta segunda-feira. Giuliano Aranda e Ubiraci Cardoso, representantes de Dedé, mostraram ao dirigente vascaíno o plano de carreira para o atleta e a importância de uma saída devido ao momento delicado que o Cruzmaltino atravessa na esfera econômica.

Por sua vez, o clube carioca recusou e respondeu com os nomes de Danilo ou Emerson Sheik, além de receber o restante da quantia, algo que não está nos planos do Corinthians. “A troca de jogadores é uma possibilidade, mas precisa ser interessante para os envolvidos. O Corinthians tem de apresentar nomes que agradem ao Vasco. São conversas comuns em uma negociação. O Dedé sabe que a saída dele é inevitável, porém, gosta do clube e não costuma manifestar o desejo”, encerrou Ubiraci Cardoso.

A transferência de Dedé é cada vez mais realidade nos bastidores de São Januário. Sem alternativa diante da grave crise financeira, a diretoria vê no zagueiro a chance mais viável de obter receitas em curto espaço de tempo. A ansiedade cresce e uma definição pode acontecer nos próximos dias. O defensor disputou 159 jogos até o momento pelo Vasco, com 18 gols marcados. Ele foi campeão brasileiro da Série-B (2009) e um dos principais personagens do título da Copa do Brasil (2011).