Topo

Sósias de cantores 'reforçam' rivais mineiros e viram motivo de zoação

Volante Josué reconhece semelhança com o cantor sertanejo Zezé di Camargo - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Volante Josué reconhece semelhança com o cantor sertanejo Zezé di Camargo Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

11/04/2013 06h00

Seu Jorge, Bob Marley, Zezé de Camargo, Michael Jackson, Jacaré, Gusttavo Lima e Michel Teló. Atlético-MG e Cruzeiro contam com mais da metade de um time de futebol formado por “sósias” de cantores. Com fisionomias e estilos parecidos aos artistas, os jogadores são alvos de brincadeiras dos companheiros, mas encaram com naturalidade.

Apesar de levar o apelido “Caveirão” consigo, em alusão ao veículo blindado usado pelo Bope, no Rio de Janeiro, o zagueiro Paulão também carrega outra comparação na Toca da Raposa. Por causa da fisionomia e de sua alegria, o jogador é comparado ao dançarino Jacaré, do ex-grupo de axé É o Tchan e que depois virou humorista.

  • Inácio Teixeira/Coperphoto

    Zagueiro celeste Paulão não aprova apelido de Jacaré (f), referência ao dançarino

“Eu prefiro o Caveirão. Jacaré é nosso conterrâneo, mas não dá. É muito molejo, não dá certo não”, brinca o zagueiro, que é natural de Salvador. Mas Paulão não esconde as comparações de seus companheiros.

No grupo celeste, o zagueiro Léo é comparado ao cantor sertanejo Gusttavo Lima, por causa da fisionomia e o estilo de corte de cabelo. O jogador diz não se importar com a comparação, mas considera que não se parece com o artista.

“Essas brincadeiras são normais no grupo, não é. Mas levo isso na brincadeira. Mas acho que não me pareço não, tenho um estilo próprio”, defende o zagueiro, que costuma ouvir apenas músicas góspel, por ser evangélico.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Dagoberto é chamado pelos companheiros de Michel Teló, por semelhança com o cantor

Ainda na ala sertaneja, o volante Josué, reforço recente do Atlético-MG, é apontado por companheiros como ‘a cara de Zezé de Camargo’, cantor que forma a dupla com o irmão de Luciano. O experiente atleta já foi apelidado por alguns até como Josué de Camargo, numa referência direta ao músico.

O jogador atleticano garante não se importar com o apelido e reconhece que há uma semelhança física. “O pessoal brinca direto com isso. Eles falam que pareço, acho que sou mais bonito, mas lembra realmente. Não tenho problema, falam que quando tem problema o apelido pega, não me importo com as brincadeiras, acho que parece realmente”, comentou.

O grupo atleticano, que recebeu bem a Josué, vindo do futebol alemão, já brinca com o volante sobre a aparência. “É o nosso cantor, parece muito com ele”, afirma o atacante Bernard. Ainda neste ritmo, no Cruzeiro, o atacante Dagoberto é comparado a Michel Teló, por causa do estilo de corte de cabelo e também a fisionomia.

Cabelos são inspiração

Antes de ingressar na carreira solo, o já falecido cantor norte-americano Michael Jackson compunha o grupo “Jackson’s Five”, junto com seus familiares. Jackson adotava cabelo alto à época. No mesmo estilo, o atacante Jô é comparado com o famoso cantor, mas considera que não tem semelhanças.

  • Marcos Ribas/Foto Rio News

    Atleticanos 'batizaram"atacante Jô de Seu Jorge, quando o atleta tinha o cabelo grande

“Por causa do cabelo. Ele tinha um cabelo grande e eu estava usando esse visual. O pessoal acaba brincando, mas não acho tão parecido”, contou o jogador antes de cortar o cabelo mais curto e até arriscar pintar de vermelho.

O atacante atleticano e o volante Tinga, do Cruzeiro, também são comparados ao cantor e compositor brasileiro Seu Jorge. “O Seu Jorge veio aqui no Galo, quando cheguei com o cabelo grande, foi uma brincadeira do elenco. Durou até eu cortar o cabelo. Mas, agora não tem como (me chamar assim), agora estou bonito”, comentou, bem humorado.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Jô brinca que não pode mais ser chamado de Seu Jorge por ter cortado o cabelo: "Foi uma brincadeira do elenco. Durou até eu cortar o cabelo. Mas, agora não tem como, agora estou bonito"

Ele aproveitou e explicou a origem de Jô. “Surgiu quando cheguei ao Corinthians em 1996, foi o falecido Paulo Borges, e ele falou que João não é nome de jogador, falou que é Jô. Só minha mãe chama de João Alves, quando ela está brava”, destacou.  

O volante celeste Tinga, que também é chamado de Seu Jorge, tem sua semelhança comentada com  o jamaicano Bob Marley. Mas, além disso, o veterano jogador recebia a “alcunha” de Berinjela, nos tempos de Internacional.