Topo

Operário que viu acidente relata drama e cobra fiscalização na Arena Palestra

Funcionário que testemunhou acidente concedeu entrevista na saída da Arena - Maurício Duarte
Funcionário que testemunhou acidente concedeu entrevista na saída da Arena Imagem: Maurício Duarte

Maurício Duarte*

Do UOL, em São Paulo

15/04/2013 14h03

O operário Rogério Pereira dos Santos trabalhava na construção da Arena Palestra quando um dos lances de arquibancada desmoronou. Ele foi a primeira testemunha do acidente que resultou na morte de um funcionário a falar na saída do estádio - quatro vigas caíram no local -. Chorando muito, Rogério não determinou culpados, mas houve um pedido para que uma rígida fiscalização seja feita no local antes que as obras sejam reiniciadas.

“Estava trabalhando próximo ao local e ouvi um barulho muito forte. Logo vi um corpo rolando na arquibancada. Todo mundo aqui está muito abalado. Fica uma mensagem geral para que uma grande fiscalização seja feita”, disse Rogério .

“Todas as medidas de segurança foram tomadas. Aqui nós fazemos treinamentos e ouvimos palestras para evitar esse tipo de problema. Não é culpa da empresa (W Torre). Talvez pode ser um erro de engenharia. O certo é que foi uma fatalidade e estamos inseguros. Ninguém sabe o que pode acontecer”, complementou.

Rogério Pereira é funcionário de uma das empresas terceirizadas pela WTorre, a construtora responsável pela obra. O operário disse que o acidente aconteceu por volta das 11h30 desta segunda. “Todos aqui estão chocados. É complicado falar algo nesse momento”, comentou.

"Todos, representantes da WTorre, operários, funcionários das empresas terceirizadas, serão interrogados. Será aberto um inquérito policial", disse o delgado do 23º Distrito Policial, e responsável pelo caso, Marco Aurélio Batista.

Carlos de Jesus, de 34 anos, é o funcionário morto no local. O corpo ainda está sob as vigas responsáveis pelo desmoronamento no local e os bombeiros aguardam a chegada dos peritos para retirá-lo.

DESABAMENTO NA ARENA MATA UM E DEIXA OUTRO FERIDO

“A obra é considerada uma reforma e em uma parte das lajes que dão suporte à arquibancada superior, que já estava edificada, as vigas cederam e as lajes ruíram. A obra será interditada do eixo 20 ao 32 por tempo indeterminado. Não podemos fazer nenhuma avaliação no aspecto técnico no momento”, explicou o Tenente Coronel Nilton Miranda, do 2º Grupamento do Corpo dos Bombeiros.

O trabalhador ferido é Crispianiano Santos. Ele foi levado ao Pronto Socorro da Santa Casa com escoriações na região lombar e no ombro direito. O quadro dele é estável, segundo o primeiro atendimento dos médicos, mas o paciente ainda passa por outros exames. 

*Colaborou João Henrique Marques

Ação na Justiça prejudica negócios da nova arena do Palmeiras

  • Executivos da WTorre reclamam que a ação movida pelo Ministério Público contra a obra do novo estádio do Palmeiras está atrapalhando os negócios. Leia Mais

VEJA A REPORTAGEM COMPLETA SOBRE O ACIDENTE NA ARENA PALESTRA

  • Um dos lances da arquibancada superior da Arena Palestra desabou na manhã desta segunda-feira e o funcionário Carlos de Jesus, de 34 anos, morreu e outro ficou ferido. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Quatro vigas caíram sobre cinco trabalhadores, mas três deles escaparam ilesos. Em nota, a empresa responsável pela construção, a WTorre, informou que as causas do acidente estão sob investigação e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência.

    As primeiras informações dão conta de que um cabo de aço de um dos guindastes teria se rompido e o equipamento teria caído em cima de uma estrutura metálica, que desabou em cima dos trabalhadores.