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Boas campanhas no início do ano elevam médias de público dos rivais em BH

Torcidas de Cruzeiro e Atllético, que já lotaram o Mineirão, têm boas médias de público - Marcus Desimoni/UOL
Torcidas de Cruzeiro e Atllético, que já lotaram o Mineirão, têm boas médias de público Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2013 06h00

Eufóricos com o bom início de campanha dos rivais Atlético-MG e Cruzeiro nesta temporada, os torcedores dos dois clubes respondem com o comparecimento em bom número aos jogos disputados como mandante. Dessa forma, as equipes atleticanas e cruzeirense têm lugar no ranking das três melhores médias entre os grandes clubes brasileiros, que disputam os principais campeonatos estaduais – Paulista, Carioca, Gaúcho e Mineiro –, ficando atrás apenas do Corinthians.

O Atlético-MG comemora a melhor campanha na Libertadores, com a primeira colocação geral da fase de grupos garantidas com uma rodada de antecedência. Já o time celeste é o único invicto entre os participantes das três primeiras divisões do futebol brasileiro. O Cruzeiro, que enfrenta o Nacional, nesta terça-feira, às 19h30, pelo Campeonato Mineiro, venceu nove e empatou uma partida, em 10 compromissos este ano, sendo nove pelo Estadual e um, vitória de 3 a 0 sobre o CSA, pela Copa do Brasil. 

CINCO GRANDES CLUBES BRASILEIROS COM MELHOR MÉDIA DE PÚBLICO

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    O Corinthians (foto ao lado) lidera, nos três primeiros meses do ano, o ranking dos grandes clubes brasileiros, em média de público, com 24 mil pagantes, nos seus jogos como mandante. A dupla Cruzeiro e Atlético-MG vêm na sequência – levando-se em conta somente equipes que disputam os considerados principais campenatos regionais –, ocupando o segundo e terceiro lugares, com 21 mil e 14 mil torcedores pagando ingresso nos jogos disputados no Mineirão e Independência, respectivamente. Na quarta colocação, empatados, com 11 mil torcedores, cada, mais dois times paulistas: São Paulo e Santos.

O resultado dessa performance positiva da dupla de rivais de Minas tem sido jogos como mandante com uma boa média de público, superando a maioria dos clubes grandes na temporada. Apenas o Corinthians, com o apelo da Libertadores e também com o programa sócio-torcedor consolidado, tem média superior: 24 mil torcedores por partida.

O Cruzeiro é quem mais se aproxima do time paulista. A atração pelo novo Mineirão, o aumento de integrantes no programa de sócio-torcedor e o bom início de temporada motivaram os torcedores a comparecem ao Gigante da Pampulha e atingirem 21 mil pessoas, em média de publico.

O maior público celeste foi registrado no clássico com o Atlético-MG, na abertura do Mineirão, com estádio dividido entre as duas torcidas, em que 52.989 pessoas pagaram ingressos para assistir a vitória celeste, por 2 a 1. “A presença do torcedor tem sido muito importante para a gente, tem nos apoiado bastante”, destacou o meia Everton Ribeiro.

Palmeiras, clubes do Rio e Rio Grande do Sul têm média inferior a 10 mil pessoas

  • Júlio César Guyimarães/UOL

    O Flamengo, que já não faz boa campanha neste começo de temporada e já está eliminado do Campeonato Carioca, tem levado, em média, apenas sete mil pagantes aos seus jogos. Este é o mesmo número de Botafogo, Vasco, Grêmio e Internacional, e ainda menor que o Palmeiras, com 8 mil. em média. Mas o alviverde está em recuperação tanto no Campeonato Paulista como na Libertadores, competição na qual já se classificou para disputar as oitavas de final. Dos grandes clubes das regiões Sul e Sudeste, o Fluminense, atual campeão brasileiro, tem a pior média de público: apenas seis mil pagantes.

O meia-atacante Ricardo Goulart revela que os jogadores cruzeirenses têm saído com rouquidão por causa do barulho dos torcedores. “Fica até meio difícil de falar, tem jogadores que saem rouco, em uma distância curta a gente não escuta. Então, a gente procura falar no pé no ouvido”, comentou o ex-jogador do Goiás, revelando a estratégia celeste.

Atuando no Independência, estádio que tem capacidade bem menor que a do Mineirão – 23 mil pessoas –, o Atlético aproveita a boa fase do time, que começou na temporada passada e colocou, em média, 14 mil pessoas, por jogo, válidos pelo Campeonato Mineiro e Libertadores.

Alvo do Vasco na venda de Dedé, Alisson é liberado de treino do Cruzeiro

  • Washington Alves/Vipcomm

    Na pauta do Vasco, para ser um dos jogadores emprestados na negociação envolvendo a negociação do zagueiro Dedé com o Cruzeiro, o jovem meia Alisson foi liberado do treinamento do clube celeste, nesta segunda-feira, na Toca da Raposa, às vésperas do jogo contra o Nacional, no Mineirão, pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. O jogador esteve reunido com seu empresário, na tarde segunda-feira em Belo Horizonte, para saber oficialmente da proposta. Segundo o Cruzeiro, Alisson foi liberado porque existe a possibilidade de o atleta ser envolvido na negociação.

O estádio tem virado um verdadeiro “caldeirão” e o clube ainda não perdeu no Independência, desde que o estádio foi reabertura após uma grande reforma. A “estrela” Ronaldinho Gaúcho e a campanha impecável na Libertadores também contribuem para o torcedor comparecer ao estádio.

“A torcida está animada com o momento do time, que vem bem, está ganhando, mostrando bom futebol. Todos estão animados e isso a gente vê jogando em casa, com apoio de todos os torcedores. Por isso, o Atlético é tão forte em casa, não perde há vários jogos”, observou o volante Richarlyson.

A média de público atleticana, por exemplo, é o dobro dos clubes cariocas, como Botafogo, Vasco e Flamengo que têm a presença de 7 mil torcedores, por partida. Em São Paulo não é diferente, São Paulo e Santos (11 mil, cada), além de Palmeiras (8 mil) são menores que os clubes mineiros. Levando-se em conta os demais clubes classificados para a Série A do Brasileiro, o Bahia, com 23 mil pagantes, em média, estaria também `Pa frente da dupla Cruzeiro e Atlético-MG.

Richarlyson rebate Osvaldo e diz que São Paulo se colocou nessa situação

  • bRUNO cANTINI/sITE DO aTLÉTICO-mg

    O volante Richarlyson rebateu as declarações dadas pelo atacante Osvaldo do São Paulo, que disse nesta segunda-feira que o Atlético-MG irá “pisar na cabeça” do time paulista. O atleta atleticano, que já atuou pelo tricolor paulista, negou que o clube mineiro tenha motivação especial para derrotar o adversário desta quarta-feira, pela Libertadores. “Em determinado momento da fala dele ele foi verdadeiro, a gente sabe do peso que tem a camisa do São Paulo, da tradição, mas o Atlético não vai pisar na cabeça de ninguém, é expressão mal colocada”, afirmou Richarlyson. “Se o São Paulo chegou nesta condição de precisar vencer na última rodada a culpa não é do Atlético”, acrescentou.

A expectativa no Cruzeiro e Atlético-MG é que as médias de ambos cresçam no mês de abril. Os clubes entram na reta final do Campeonato Mineiro. O time alvinegro também começará a disputa da fase de mata-mata da Libertadores.