Topo

Fase positiva de Atlético e Cruzeiro 'aquece' rivalidade entre torcidas

Rivalidade está em alta entre torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro pelos bons momentos - Marcus Desimoni/UOL
Rivalidade está em alta entre torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro pelos bons momentos Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2013 06h00

Ao contrário dos anos anteriores, quando Atlético-MG ou Cruzeiro estavam em situação ruim – em alguns casos eram os dois –, as torcidas dos dois rivais têm motivos para comemorar este início de temporada. O time alvinegro teve a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Já o Cruzeiro é o único clube entre os integrantes das três divisões nacionais a estar invicto.  Em comum, ambos fizeram boas contratações. O momento positivo deixa em alta a rivalidade na capital mineira.

O resultado é que está aberta a temporada de provocações entre os torcedores dos dois times. A última teve como protagonista o zagueiro Dedé, nova contratação do Cruzeiro. O jogador foi apresentado no supermercado Super Nosso, na capital mineira. O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, logo recorreu ao twitter para pedir aos alvinegros que não comprassem mais naquele estabelecimento.

Em resposta, torcedores cruzeirenses iniciaram uma frase nas redes sociais. “Dedé não é nosso, é Super Nosso”, publicaram os torcedores no twitter e Facebook, principalmente. Aliás, o zagueiro teve recepção calorosa no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na última quinta-feira.

  • Marcus Desimon/UOL

    O início de temporada do Atlético-MG, aliás, animou os torcedores atleticanos. A confiança do torcedor atleticano é grande e a aposta é que o time mineiro conquiste um titulo de maior expressão em 2013. A equipe disputa a Libertadores, na qual foi a melhor da primeira fase, e terá ainda Copa do Brasil e Brasileirão.

Esse é outro aspecto em que as duas torcidas vêm concorrendo. Se a cruzeirense ficou entusiasmada com o desembarque de Dedé e Dagoberto, a atleticana não ficou para trás e fez “festa” pelas contratações de Diego Tardelli e do volante Gilberto Silva, também recebidos no aeroporto.

O início de temporada do Atlético-MG, aliás, animou os torcedores atleticanos. Nas ruas de Belo Horizonte, as camisas alvinegras tomaram conta. A confiança do torcedor atleticano é grande e a aposta é que o time mineiro conquiste um titulo de maior expressão em 2013. A equipe disputa a Libertadores, na qual foi a melhor da primeira fase, e terá ainda Copa do Brasil e Brasileirão.

“Vamos ser campeões de uma competição importante. Se não for a Libertadores, virá a Copa do Brasil e o Brasileirão. Montamos um time forte para isso e é momento de ganhar títulos, não só mostrar grande futebol”, disse a estudante Júlia Ribeiro, 22 anos.

  • Marcus Desimoni/UOL

    Apesar de ver o rival Atlético-MG bem na Libertadores, a confiança do torcedor do Cruzeiro não se mostra abalada. O time celeste é o único dos clubes das três primeiras divisões nacionais a estar invicto. O time tem 11 vitórias e um empate na temporada.

“Foi um início de temporada animador para todos os torcedores. O time venceu o São Paulo, Arsenal fora, The Strongest na altitude jogando um futebol de velocidade, bonito, envolvente. O torcedor percebeu a crescente do time”, completa Antônio Lage, de 32 anos.

Apesar de ver o rival bem na Libertadores, a confiança do torcedor do Cruzeiro não se mostra abalada. O time celeste é o único dos clubes das três primeiras divisões nacionais a estar invicto. O time tem 11 vitórias e um empate na temporada.

No Campeonato Mineiro, a equipe teve 94% de aproveitamento na primeira fase. O retorno ao Mineirão e a contratação de jogadores badalados, como Dedé, Dagoberto e Diego Souza fizeram a torcida se encher de confiança. Há consenso que o Cruzeiro voltará a conquistar títulos, diferentemente do ano passado.

“O time está muito bem, jogando do jeito que a gente gosta para frente. A equipe está nos orgulhando. Dagoberto, Everton Ribeiro e os meninos da base bem. Vamos, com certeza, brigar por títulos esse ano e voltar à Libertadores”, aposta o empresário Jorge Carvalho, 55 anos.

Procurador do TJD tenta cancelar jogos de ida da semi no Mineiro em BH

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Por entender que há uma inversão no mando dos jogos e que isso é ilegal, o procurador geral do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais, Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, ingressou na tarde desta terça-feira com medida judicial que tem o objetivo de cancelar a marcação dos primeiros jogos da semifinal do Mineiro para o Independência. Na segunda-feira, após reunião com a presença dos presidentes dos quatro semifinalistas ficou acordado e foi oficializado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), que Tombense e Villa Nova, terceiro e quarto colocados da fase de classificação do Estadual, mandariam seus jogos contra Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente no Independência. O primeiro confronto no sábado e o segundo no domingo, ambos às 16h.

Os estádios em que as equipes atuam também viraram motivo de rivalidade. No Independência, o Atlético-MG não perde desde que o estádio foi reinaugurado, em abril do ano passado. Com isso, a torcida criou o jargão “caiu no Horto (bairro onde está o estádio), está morto”. 

Mas com os 100% de aproveitamento atuando no Mineirão, reinaugurado este ano, a torcida celeste respondeu com o “entrou no Mineirão, prepara o caixão”.

Preocupações

Apesar de estarem eufóricos com a campanha das duas equipes, os torcedores ainda argumentam que Atlético e Cruzeiro não estão perfeitos. A queda para o São Paulo, por 2 a 0, na partida de despedida da fase de grupos, fez o torcedor atleticano mostrar preocupação com o time e uma possível queda de rendimento.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Diego Tardelli: “Atlético-MG tem de voltar a jogar em velocidade, voltar a mostrar aquele futebol de qualidade que vinha mostrando. Perdemos, vacilamos, mas temos de voltar a crescer”

O insucesso, que garantiu o time paulista nas oitavas de final, mudou o status do Atlético, de melhor futebol do Brasil, para a incerteza quanto ao futuro na competição, por parte da torcida alvinegra.

O atacante Diego Tardelli reconheceu que o time sofreu uma queda. “Tem de voltar a jogar em velocidade, voltar a mostrar aquele futebol de qualidade que vinha mostrando. Perdemos, vacilamos, mas temos de voltar a crescer”, afirmou.

O torcedor cruzeirense também mostra-se preocupado, principalmente com a defesa e o meio de campo. Mesmo com a contratação do zagueiro Dedé, com a regulamentação ainda barrada por causa de uma dívida do Vasco com a Fazenda Nacional, na casa dos R$ 50 milhões.

  • Gabriel Duarte/UOL

    No quesito recepção no aeroporto, as torcidas de Cruzeiro e Atlético disputam intensamente. Os cruzeirenses receberam semana passada o zagueiro dedé com muita festa e confusão

“Acho que o nosso principal problema é a defesa, realmente. O time às vezes falha em algumas situações que não deveria falhar. Quem sabe com o Dedé a gente não consiga montar uma equipe quase perfeita”, sonha o engenheiro Paulo Henrique Dias, 27 anos.

Preocupações à parte, Atlético e Cruzeiro chegam às semifinais do Campeonato Mineiro, que devem começar no próximo final de semana, como favoritos nas disputas contra Tombense e Villa Nova, respectivamente.

A ameaça é o mandado de segurança impetrado pela Procuradoria Geral do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais, alegando uma ilegal reversão no mando de campo e pedindo a suspensão dos jogos em Belo Horizonte. A decisão a cargo do presidente do TJD-MG, Guilherme Otávio Santos Rodrigues, deverá sair nesta quarta-feira.