Topo

Camisa 20 de Assunção gera polêmica no Santos, e conselheiros acusam regalia ao veterano

Assunção é o único jogador a atuar com o número da camisa fixo no Santos - Ivan Storti/Divulgação Santos FC
Assunção é o único jogador a atuar com o número da camisa fixo no Santos Imagem: Ivan Storti/Divulgação Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/05/2013 06h00

Apesar de defender o Santos em apenas cinco jogos desde que foi contratado no início desta temporada, o volante Marcos Assunção gera polêmica na Vila Belmiro. Os conselheiros estão revoltados com a camisa 20 utilizada pelo veterano e questionam uma possível regalia da diretoria santista em relação ao jogador. Isso porque Assunção se tornou o único atleta do elenco a entrar em campo com o número fixo no uniforme, fato que segundo conselheiros e torcedores, quebram uma tradição do clube alvinegro.

“Nós queremos saber o motivo da diretoria do Santos em dar essa regalia ao Marcos Assunção, jogador que não tem história com a camisa do clube. Não entendemos o motivo de quebrar a tradição do clube, que sempre utilizou a numeração tradicional. Queremos saber se isso está em contrato, pois não entendemos”, afirmou o conselheiro Celso Leite, um dos mais influentes no clube. 

Em 2008, o atacante Kleber Pereira, artilheiro e destaque do Santos na ocasião, enfrentou o mesmo problema na Vila Belmiro. Supersticioso e fã do ex-jogador de basquete Michael Jordan, o centroavante chegou a utilizar a camisa 23, que o ídolo usava quando defendia o Chicago Bulls, na NBA. Porém, a diretoria santista sofreu pressão na época, e o atleta voltou a vestir a tradicional camisa 9.

O Comitê Gestor do Santos não considera um erro grave e ressalta que a utilização da camisa 20 por Marcos Assunção não está em contrato. A diretoria santista apenas aceitou um pedido do jogador, que sempre jogou com o número 20 nos clubes em que defendeu ao longo da carreira.

“Não está em contrato, foi um pedido dele de jogar com a camisa 20. Ele acha que em termos de imagem e venda seria melhor. Para nós não tem nenhum problema”, explicou o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues.

Além de utilizar o número 20 na Roma, da Itália, Grêmio Prudente e Palmeiras, Assunção já havia sido apresentado com a camisa 20 na Vila Belmiro, dando indícios que manteria sua tradição ao defender o Santos. No clássico contra o Palmeiras, no último sábado, mesmo ficando como opção no banco de reservas, Assunção vestiu a camisa 20.

Marcos Assunção chegou ao Santos no início do ano, mas perdeu espaço no time por causa de uma lesão no músculo adutor da coxa direita. Recentemente, o veterano foi afastado novamente devido uma amigdalite. Em meio aos problemas fora de campo, Assunção ainda viu os contratados Renê Júnior e Cícero se destacarem em sua posição.

ENQUETE: QUAL UNIFORME DE FUTEBOL É MAIS FEIO? VEJA E VOTE