Topo

Mais de 50% dos jogadores do país não acreditam em convocação para a Copa

Do UOL, em São Paulo

06/05/2013 12h00

Mais da metade dos jogadores hoje em atividade em grandes clubes do país não acredita na convocação para a Copa do Mundo e Copa das Confederações. Este é o diagnóstico de uma pesquisa realizada pelo UOL Esporte com 105 atletas de times de ponta do Brasil.

Segundo o levantamento, com respostas em condição de anonimato, 55% dos jogadores entendem que não têm chances de figurar no trabalho de Luiz Felipe Scolari na seleção brasileira, seja agora para a Copa das Confederações ou mesmo para o Mundial de 2014.

Por sua vez, um terço dos atletas ouvidos no balanço (33%) diz acreditar que estão no páreo para a disputa das ambas as competições. Por fim, uma minoria de 2% afirma que vê oportunidade apenas para a Copa do ano que vem.

"Não tenho [chances]. O grupo da seleção já está razoavelmente encaminhado desde o trabalho com Mano Menezes", afirmou um dos jogadores consultados na pesquisa.

Depois de quatro convocações, Felipão entrega a lista para a Copa das Confederações em 14 de maio. Antes do torneio teste para o Mundial, no entanto, a seleção enfrenta amistosos dentro do país contra Inglaterra (no Rio de Janeiro) e França (em Porto Alegre).

A reportagem do UOL ouviu jogadores de vários estados para traçar um raio-X do futebol no país através dos olhos dos boleiros. Em anonimato, atletas de grandes equipes falaram sobre temas controversos, como álcool, gays no esporte e relação com a imprensa.

Foram ouvidos jogadores de Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.

Esta é a segunda edição do Pesquisão UOL Esporte com jogadores de futebol do país. No final de 2012, o levantamento trouxe opiniões polêmicas. Por exemplo, Kleber Gladiador foi eleito o jogador mais violento do país, e o corintiano Jorge Henrique, o mais irritante. Na mesma eleição, Milton Leite foi escolhido o melhor narrador, enquanto que Caio Ribeiro foi eleito o melhor entre os comentaristas da TV.