Topo

Jogador do Flu é pego no doping por cocaína; líderes fazem reunião

Michael ganhou espaço nesta temporada e teve destaque no Campeonato Carioca - Divulgação/Flickr/Fluminense
Michael ganhou espaço nesta temporada e teve destaque no Campeonato Carioca Imagem: Divulgação/Flickr/Fluminense

Renan Rodrigues*

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/05/2013 15h03

O atacante Michael foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína. O jogador de 20 anos, formado nas categorias de base do Tricolor, foi testado e reprovado na partida contra o Resende - o jogo foi realizado no dia 6 de abril e terminou em 2 a 0 para o time das Laranjeiras. A notícia abalou o elenco tricolor na véspera de confronto decisivo contra o Emelec pela Copa Libertadores, e os líderes da equipe se reuniram rapidamente nas Laranjeiras antes do início do treinamento.

O clube foi notificado na segunda-feira a respeito do caso. A diretoria já tenta preservar Michael, que corre o risco de ser punido por dois anos. "É o tipo de notícia que ninguém gosta de dar, fomos informados ontem pela Federação do Rio, trabalhamos juntos desde ontem com o departamento jurídico e médico, dando segmento tanto na defesa como no tratamento médico, dentro ou mesmo fora do clube", comentou o diretor de futebol Rodrigo Caetano.

O dirigente lamentou o doping e ressaltou que o jogador admitiu o consumo da droga e descartou realizar um segundo teste. "É um ativo do clube, convocado para a seleção brasileira [sub 20]. Infelizmente, ninguém gosta de passar por isso, mas é a realidade do nosso país, uma questão sociocultural. Chamamos o atleta, que acabou confirmando o uso. Optou-se por não fazer a contraprova e já iniciar todo encaminhamento, tanto para médico quanto para o jurídico"

O caso de Michael surge dias após o doping do experiente Deco. O meia foi flagrado pelo uso da substância furosemida (um tipo de diurético) no último dia 30 de abril. A contraprova já confirmou o primeiro teste, e o atleta será suspenso preventivamente.

DECO PROCURA TERCEIRA AJUDA FORA DO FLUMINENSE E GERA DESCONFORTO

  • Photocamera

O caso de doping de Michael é o terceiro de um grande clube neste ano. Além dos dois tricolores, o meia Carlos Alberto foi pego na vitória cruzmaltina sobre o próprio Fluminense por 3 a 2, na semifinal da Taça Guanabara e também foi suspenso preventivamente.

Cria das divisões de base do Fluminense, Michael ganhou chances no time de Abel Braga durante o Campeonato Carioca. O jovem foi alternativa nas situações em que Fred não pôde jogar e marcou quatro vezes na competição. Contra o Macaé, no dia 27 de março, o atacante brilhou ao anotar todos os gols da virada tricolor por 3 a 1.

Com o Carioca decidido - o Botafogo foi campeão de forma antecipada -, o Fluminense precisa esquecer os problemas extra-campo para se concentrar na Copa Libertadores e salvar o semestre. Nesta quarta-feira, às 22h, o time de Abel Braga entra no gramado de São Januário para enfrentar o Emelec. Na partida de ida das oitavas de final do torneio internacional, o Tricolor perdeu por 2 a 1. Os cariocas precisam vencer por 1 a 0 ou por mais de dois gols de diferença para avançar de fase.

* Atualizada às 16h00