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Vasco perde Dedé em plano de sócios e estuda Autuori por falta de ídolos

Dedé abraça Autuori em seu último jogo pelo Vasco: impasse por plano de sócios - Bia Figueiredo/vasco.com.br
Dedé abraça Autuori em seu último jogo pelo Vasco: impasse por plano de sócios Imagem: Bia Figueiredo/vasco.com.br

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2013 06h10

O Vasco prepara o lançamento do novo plano de sócios até o final do mês. O projeto é tratado pela administração como o “carro-chefe” da reestruturação financeira desde que o diretor geral Cristiano Koehler assumiu o cargo e está envolto em boas expectativas nos bastidores. No entanto, os problemas são conhecidos e debatidos diariamente. A má fase do time e a transferência de Dedé para o Cruzeiro deixaram o Cruzmaltino sem atrativos para o início da campanha. Por isso, os pares de Roberto Dinamite estudam uma forma de utilizar a imagem do técnico Paulo Autuori para motivar os torcedores.

Inicialmente, a ideia está pautada em passar ao fã vascaíno figuras de credibilidade que estão à disposição do clube de São Januário. Em conversas recentes entre os organizadores do plano de sócios, Mauro Galvão e Paulo Autuori foram nomes debatidos. O primeiro é coordenador das categorias de base e ídolo da torcida. Já o treinador chegou ao clube e ganhou a confiança de todos com seus métodos de trabalho e maneira firme de se expressar.

As alternativas são vistas internamente como soluções para fazer o novo programa de sócios emplacar em um momento desfavorável. O Vasco perdeu recentemente para o Cruzeiro o zagueiro Dedé, principal ídolo de São Januário nos últimos tempos. O clube ainda estuda a situação e não definiu se o defensor terá de fato um substituto direto no programa. O fato é que Dedé fez fotos no início do ano para a campanha da Ambev "Movimento por um Futebol Melhor" e era o garoto-propaganda certo no Cruzmaltino.

A imagem do zagueiro também foi utilizada na comercialização do relógio “Marco 1924”, embora as vendas não tenham alcançado o esperado pela diretoria. Além de superar a falta da figura de um ídolo no momento, o desafio é fazer a torcida esquecer a má fase do time. Os dirigentes buscam uma onda positiva semelhante ao que ocorreu em 2008.

O Vasco foi rebaixado para a segunda divisão, mas alcançou 60 mil inscritos no programa “O Vasco é meu”. Porém, pouco mais de 20 mil adimplentes no auge do projeto, em 2009. Hoje, o clube conta com cerca de 14 mil sócios, mas sete mil contribuintes. O nome do programa não foi definido e existe a possibilidade considerável de fusão com a “campanha dos cem mil”, idealizada por torcedores e que almeja o montante de R$ 2 milhões mensais através de doações para pagamento de dívidas.

Enquanto o clube define os últimos pontos do programa, o presidente Roberto Dinamite manifesta a certeza do sucesso na nova iniciativa. “O plano de sócios será o carro-chefe do clube. É hora de mostrar a nossa força. O Vasco iniciou tudo no futebol e existe um grupo de torcedores se manifestando. Pessoas sérias e capacitadas em nossa administração estão participando. Acredito muito na campanha de sócios. Não será só com patrocínios e cotas de televisão que resolveremos os problemas. O torcedor também precisa mostrar a sua força”, comentou o mandatário ao programa Arena Sportv.

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