Topo

Wigan surpreende, vence o novo-rico City e conquista a Copa da Inglaterra

Jogadores do Wigan comemoram título inédito da Copa da Inglaterra sobre o City - Jon Super / AP
Jogadores do Wigan comemoram título inédito da Copa da Inglaterra sobre o City Imagem: Jon Super / AP

Do UOL, em São Paulo

11/05/2013 15h10

“Vocês têm que sonhar, e quanto maior o sonho, maior o objetivo”. Foi assim que o técnico do Wigan, Roberto Martinez, incentivou seus jogadores para a final da Copa da Inglaterra contra o Manchester City. No estádio de Wembley, neste sábado, o que se viu foi algo improvável e histórico. O pequeno time inglês derrotou o novo-rico City por 1 a 0 e conquistou a competição pela primeira vez.

O herói do título foi Watson, que entrou em campo aos 35min da etapa final e marcou o único gol aos 45min, de cabeça. O título ainda coloca a equipe na Liga Europa da próxima temporada. Por outro lado, o City termina o ano sem nenhum título e com o vexame deste sábado, o que coloca em risco o emprego do italiano Roberto Mancini. 

O enredo lembra o que se viu em Manchester, em maio do ano passado, quando City acabou com um longo jejum sem títulos com um gol nos acréscimos do argentino Aguero na partida contra o QPR e faturou o Campeonato Inglês. 

A final da Copa da Inglaterra colocou frente a frente o City, já classificado para a próxima Liga dos Campeões, e o Wigan, sério candidato ao rebaixamento. Na tabela do Inglês, uma diferença de 40 pontos, mas dentro de campo, o que se viu foi um jogo muito disputado.

O Wigan não se assustou com a missão que teria de realizar e foi ao ataque mesmo recheado de desfalques. A principal arma ofensiva do pequeno time era McMananan, porém, o atacante não conseguiu finalizar com eficiência nas duas chances que teve para marcar.

O Manchester City, campeão em 2011, deixou de lado a postura mais conservadora e apareceu mais no ataque na segunda metade do primeiro tempo e o argentino Tevez teve a grande chance da etapa para marcar, mas o goleiro Robles fez grande defesa com o pé direito.

A etapa final seguiu o mesmo roteiro e o City não conseguiu se impor da maneira que a diferença técnica e de investimentos entre os times sugeriria. Diferente do primeiro tempo, a melhor chance foi do Wigan. Aos 30min, Maloney cobrou falta na área e acertou o travessão de Hart.

Aos 38min, o lateral direito Zabaleta cometeu falta na intermediária de defesa após erro de passe de Barry e foi expulso.

E sete minutos depois o improvável aconteceu. O Wigan reclamou de pênalti, mas o juiz não assinalou. Na cobrança de escanteio, Watson subiu mais alto e marcou o histórico gol. 

LAMPARD SE TORNA MAIOR ARTILHEIRO DO CHELSEA, QUE VENCE

  • O meia Frank Lampard, um dos maiores jogadores do Chelsea, entrou definitivamente para a história do clube inglês. Autor dos dois gols do time na vitória por 2 a 1 sobre o Aston Villa, o jogador chegou à marca de 203 tentos pela equipe e se tornou o maior artilheiro da história dos Blues. A marca foi atingida no 606º jogo de Lampard com a camisa azul da equipe e quebrou um recorde de 43 anos de Bobby Tambling, que marcou 202 gols na sua passagem entre 1959 e 1970 no clube.

BAYERN VENCE E FAZ FESTA PARA RECEBER A TAÇA

  • O pequeno Augsburg, time que está perto de voltar para a segunda divisão, bem que tentou dar um gosto amargo á festa do Bayern de Munique, mas o time alemão mostrou que mesmo quando não está em da inspirado, a vitória vem sem grande dificuldade. Muller só abriu o placar aos 23min da etapa final. Depois Shaquiri e o brasileiro Luiz Gustavo marcaram e fecharam a vitória por 3 a 0. Assim, a festa estava completa. Com a Allianz Arena lotada, o capitão Lahm recebeu a Salva de Prata pelo título alemão. O vice-líder Borussia Dortmund e rival do Bayern na final da Liga dos Campeões empatou com o Wolfsburg por 3 a 3.

OLYMPIQUE BATE TOULOUSE E AINDA SONHA COM O TÍTULO

  • O Olympique de Marselha segue vivo na briga pelo título francês após a vitória por 2 a 1 sobre o Toulouse com dois gols de Ayew. Com 70 pontos e quatro a menos que o líder PSG, o Olympique precisa torcer contra o time do brasileiro Lucas. O time da capital francesa encara o Lyon neste domingo e precisa de uma vitória para conquistar a taça, pois abriria sete pontos de vantagem com apenas mais duas rodadas a serem disputadas.