Topo

Penapolense pressiona, perde gol bizarro e fica no empate com a Ponte Preta na final do Torneio do Interior

Do UOL, em São Paulo

12/05/2013 21h26

Melhor ao longo dos 90 minutos disputados na noite deste domingo, o Penapolense não fez valer o mando de campo no primeiro jogo da final do Torneio do Interior e ficou no empate, por 0 a 0, com a Ponte Preta. Empurrado pela torcida, o time de Penápolis pressionou, acertou a trave e obrigou o goleio Edson Bastos a fazer boas defesas. No entanto, o esforço foi em vão e nenhuma equipe abriu vantagem na disputa do título.

A partida também ficou marcada por um lance completamente bizarro. Aos cinco minutos do segundo tempo, Geuvânio recebeu passe na pequena área e, quase embaixo da trave e livre de marcação, bateu por cima do gol.

Campeã da competição em 2009, quando bateu o Grêmio Barueri, a Ponte Preta terá a chance de levantar o troféu em casa, no Moisés Lucarelli, no próximo domingo. Já o Penapolense tenta confirmar a boa campanha no Paulista, em seu primeiro ano na elite do futebol estadual.  Em caso de um novo empate no jogo de volta, a decisão será por pênaltis.

O jogo começou muito truncado no meio de campo e com os atletas de ambas as equipes demonstrando muita disposição na marcação. Apesar da cautela, a Ponte Preta quase se complica logo aos sete minutos do primeiro tempo. Cicinho e Cléber se atrapalham para afastar a bola e o goleiro Edson Bastos segurou a sobra No entanto, o árbitro Paulo César de Oliveira viu recuo e marcou falta em dois lances quase na marca do pênalti.

Apesar do perigo, o time de Campinas conseguiu escapar de levar o gol e conseguiu afastar a bola após a finalização do meia Guaru.

Depois do início promissor, o jogo perdeu emoção e as marcações voltaram a levar vantagem sobre os ataques. A situação só mudou após os 30 do primeiro tempo, quando os jogadores apresentaram algum sinal de cansaço e afrouxaram na pressão defensiva.

Assim, aos 33, a Ponte Preta conseguiu sua melhor oportunidade no jogo. Ramírez fez boa tabela com Rildo, ficou livre na área e tentou encobrir o goleiro Marcelo. O jogador do time alvinegro não obteve sucesso na tentativa e a bola passou sobre o gol. A resposta do Penapolense veio logo em seguida. Aos 36, Guaru bateu falta pela direita e acertou o travessão do goleiro Edson Bastos, na última grande chance da primeira etapa.

Após o intervalo, o Penapolense começou melhor e com mais posse de bola e só não abriu o placar aos cinco minutos por conta de um lance inacreditável. Fio driblou pela esquerda e cruzou rasteiro para a pequena área. Geuvânio, livre de marcação e quase embaixo da trave, chutou por cima.

Com o jogo novamente sem muita emoção e com os donos da casa com maior posse de bola, o técnico Guto Ferreira apostou em mudanças no ataque e colocou Alemão e Éverton Santos nos lugares de William e Rildo, respectivamente. Já Pintado, técnico do Penapolense, decidiu soltar mais o time e tirou o meia Neto para colocar o experiente centroavante Val Baiano. Porém, a situação pouco mudou e a partida terminou empatada.