Topo

Aos 38 anos, David Beckham anuncia que encerrará a carreira

Beckham tem 38 anos e está prestes a encerrar contrato curto com o PSG - Philippe Desmazes/AFP Photo
Beckham tem 38 anos e está prestes a encerrar contrato curto com o PSG Imagem: Philippe Desmazes/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

16/05/2013 11h04

O inglês David Beckham, 38 anos, comunicou à imprensa europeia nesta quinta-feira que se aposentará dos campos. O atleta atualmente defende o PSG, onde sagrou-se campeão francês.

O contrato com a equipe de Paris foi assinado em janeiro e termina no fim de maio. Ele, portanto, tem mais dois jogos a cumprir antes do adeus: contra o Brest, neste sábado, e contra o Lorient, dia 26 de maio, pelo Campeonato Francês.

“Sou grato ao PSG por me dar a oportunidade de continuar, mas eu sinto que agora é o momento certo para terminar a minha carreira”, declarou Beckham.

O salário neste período na França foi doado a instituições assistenciais. "Nada vai substituir completamente o jogo que eu amo, mas sinto que estou começando uma nova aventura", acrescentou.

Midiático, Beckham começou na base do Manchester United aos 14 anos. Foram 398 partidas disputadas pela equipe inglesa, onde conquistou a Liga dos Campeões, além de seis títulos do Campeonato Inglês.


  • Análise: Beckham foi o cara certo no momento perfeito LEIA MAIS

O meia se transferiu para o Real Madrid em 2003, onde integrou o elenco dos "galácticos". Apesar de pertencer a um time recheado de estrelas, Beckham não conseguiu título europeu em Madri.

Após passagem pelo futebol espanhol, Beckham se transferiu para o Los Angeles Galaxy. O atleta foi emprestado duas vezes pelo Los Angeles para o Milan. A primeira ocorreu em 2008 e a segunda em 2010. 

Na seleção inglesa, Beckham ostenta a marca de 115 jogos, sendo o atleta que mais vezes vestiu o uniforme do English Team em jogos oficiais, superando Bobby Moore (109 jogos). Foram 17 gols marcados e 36 assistências.

METROSSEXUAL, BECKHAM É O MAIOR EXPOENTE DA LINHA ATLETA MIDIÁTICO

  • Reprodução/Facebook

    David Beckham está anos-luz à frente de qualquer esportista no mundo no que se refere ao marketing pessoal. O astro inglês faz a linha bom moço, unindo carisma, beleza e também rendimento dentro de campo. Beckham foi eleito o segundo melhor jogador do mundo em 1999, conforme eleição da Fifa.

    Fora de campo, o inglês estampa campanhas de cuecas, cosméticos, roupas, entre outras dezenas de produtos. Ele dá nome a perfumes masculinos.

    Sua popularidade é medida no Facebook, onde possui mais de 20 milhões de fãs.

    Valiosíssima, a 'marca Beckham' se tornou ainda mais valorizada devido a ações sociais desenvolvidas pelo jogador ao longo do mundo.

Planos para a aposentadoria

Beckham não definiu se retornará a Londres com os filhos e a esposa Victoria Beckham assim que vencer o contrato com o time francês. Ele disse recentemente que estuda viver nos Estados Unidos, pois o assédio dos paparazzi é menor.

O jornal inglês The Guardian informa que o astro inglês estuda investir em um clube da Liga Norte-Americana de Futebol (Major League Soccer). A fortuna do jogador é estimada em R$ 510 milhões.

VEJA AS REAÇÕES AO ANÚNCIO DA APOSENTADORIA DE BECKHAM

  • JOSEPH BLATTER (Presidente da Fifa): "É o fim do capítulo de uma história assombrosa. David Beckham é uma das figuras mais icônicas do futebol mundial. Ele cresceu como um garoto adorável e alcançou seus sonhos. Inquestionavelmente ele inspira milhões de garotos e garotas a fazer o mesmo. Seja qual for a escolha de sua carreira a partir de agora, será com a mesma dedicação e estilo dos últimos 21 anos"

  • DAVID CAMERON (Primeiro Ministro Britânico): Beckham tem sido um jogador excepcional durante toda sua carreira. Não só isso, ele também tem sido um embaixador brilhante para o seu país, e ajudou muito nas Olimpíadas de Londres em 2012. Como Primeiro Ministro, só devo parabenizá-lo pela brilhante carreira"

  • ROY HODGSON (Treinador da seleção inglesa): "Ele teve uma carreira brilhante, status marcante, e desejo o melhor para ele no futuro. Muitas pessoas oferecerão trabalho a ele agora, alguns podem até afastá-lo do futebol, mas espero que possamos mantê-lo. Está sendo uma semana estranha para mim por ver Rio Ferdinand se aposentar, pouco depois do anúncio de John Terry e agora o Beckham, parece o fim de uma era"

  • STEVE MCCLAREN (Ex-jogador e treinador britânico):"Ele foi um grande jogador. Obteve seu talento através de trabalho duro e profissionalismo, sempre ficando a mais depois dos treinos. Ele inspirou seus companheiros de equipe com o seu desempenho. Ele foi um vencedor, ganhou muitas coisas na carreira, e isso influenciou seu colegas. Minha última lembrança de Beckham é ele ficando depois dos treinos treinando as cobranças de falta que venceram diversos jogos para Manchester United, seleção inglesa e Real Madrid."

  • GARY NEVILLE (Ex-colega de Beckham no M. United):"Acho que é o momento certo. Ele prolongou a carreira o máximo que pôde, agora quer voltar para casa...está no fim da estrada, terminará em um bom momento no PSG. David era diferente, ele tinha prazer em jogar com os companheiros. Ele é provavelmente o jogador que mais influenciou o futebol fora da Inglaterra. Ele criou um impacto enorme."