Topo

Santos e Neymar querem Barça no meio do ano, mas pai trava negócio por lucro em 2014

Neymar pode sair do Santos e ir para o Barcelona no meio deste ano - Leandro Moraes/UOL Esporte
Neymar pode sair do Santos e ir para o Barcelona no meio deste ano Imagem: Leandro Moraes/UOL Esporte

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/05/2013 20h48

A “novela Neymar” teve uma reviravolta nesta semana. O Comitê Gestor do Santos, que tanto resistiu ao assédio dos clubes europeus por seu astro, agora luta para vender o jogador até o meio deste ano. O UOL Esporte apurou que o grupo conta com o apoio do próprio jogador para finalizar o acordo na reabertura da próxima janela de transferências.

No entanto, a cúpula santista esbarra no pai do atleta, Neymar da Silva Santos, que faz “jogo duro” em prol da permanência do filho até julho de 2014, data do término do contrato do craque com o clube brasileiro.

Isso porque Neymar pai quer lucrar 100% com a transferência do filho para o Barcelona, da Espanha, principal interessado na contratação do jogador. A diretoria santista teve a certeza de que iniciaria uma “briga” com o pai e representante do jogador em uma das reuniões realizadas nesta semana.

Participaram dos encontros o diretor de futebol do Barcelona, da Espanha, Raul Sanllehí, além dos empresários André Cury e Marcos Malaquias. Os dois agentes são amigos de Neymar pai e possuem contato com o clube catalão. A dupla, inclusive, intermediou as transferências do zagueiro Henrique e do atacante Keirrison do Palmeiras para o Barcelona em 2008 e 2009, respectivamente, e são responsáveis por manter o estafe de Neymar informado sobre o Barça.

Apesar de assustar com a “dureza” do pai do jogador, a cúpula santista já esperava a rejeição sobre a saída imediata após a entrevista concedida por ele no mês passado. “Terei 100% dos direitos dele daqui a oito meses. Para que o desespero de sair agora? Ele vai cumprir e, depois, seguir a vida dele”, disse na ocasião.

O Santos, por sua vez, confia na vontade de Neymar em defender o atual campeão espanhol para demover o pai do atleta de transferência somente após a Copa do Mundo no Brasil.

Após a última renovação contratual com o Santos, Neymar estava determinado a cumprir seu contrato até o fim, porém o jogador mudou de ideia e alega a pessoas próximas que está desgastado com o futebol brasileiro. Vaias da torcida, excesso de informações sobre sua possível transferência para a Europa e até a ausência da equipe santista na Copa Libertadores da América deste ano são alguns dos motivos que cansaram o craque.

O empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, já demonstrava nesta semana que o Santos teria dificuldades para conseguir negociar o craque no meio deste ano.

“Não acredito que saia agora. O interesse (do Neymar) é a Copa das Confederações, a final do Paulista, ele não tem interesse algum de sair no momento. É o que falei, o contrato vai até 2014. A família só decidirá o futuro dele após o contrato. Tudo o que apareceu por enquanto é pura especulação”, disse.

DIRETOR DO BARÇA CHEGA AO BRASIL PARA LEVAR NEYMAR EM JULHO

  • Segundo publicação desta quinta-feira do Estado de S. Paulo, o diretor de futebol do Barcelona Rapul Sanllehí está no Brasil para fechar a contratação do atacante santista, que iria para o novo clube já em julho, após a Copa das Confederações. A proposta do Barcelona seria de 27 milhões de euros (R$ 70,2 milhões), metade do valor oferecido pelo mesmo Barça em 2011, em sua primeira tentativa de negociação (de R$ 143 milhões) com o clube paulista. Os números, porém, superam o valor proporcional da multa rescisória do craque.