Topo

Corinthians não vê maldade em desabafo de Pato, que sai bem da Libertadores

Alexandre Pato ao lado de Douglas no CT Joaquim Grava; atacante segue com moral - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Alexandre Pato ao lado de Douglas no CT Joaquim Grava; atacante segue com moral Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

18/05/2013 11h00

Sempre político e com um discurso pronto, Alexandre Pato fugiu à própria cartilha e disse que veio ao Corinthians “para jogar”. O desabafo, mesmo que discreto, destoa do tom respeitoso que impera no elenco alvinegro, sempre muito obediente a Tite. O histórico do atacante, no entanto, pesou para que a declaração não fosse mal vista internamente.

Na última sexta-feira, Tite deixou isso claro em sua entrevista coletiva, quando os jornalistas pediram que ele comparasse o caso de Pato ao de Martinez, que cobrou um lugar no time em 2012 e acabou sendo negociado com o Boca Juniors. “O dia-a-dia do trabalho e as manifestações com vocês... Elas [declarações] são bem diferentes”, resumiu o treinador.

O desabafo de Pato aconteceu após o empate por 1 a 1 com o Boca, na última quarta, que marcou a eliminação do Corinthians da Libertadores. “Pois é, eu vim aqui para jogar. Respeito as decisões do professor, mas vim para jogar. Estou aqui para jogar e poderia ter jogado mais”, disse o camisa 7 alvinegro.

“Se eu ficar na reserva no início do ano que vem eu peço para ir embora. Para ser convocado preciso jogar no meu time. Estou pensando numa possibildiade muito importante de jogar a Copa do Mundo. Eu vou fazer tudo por isso”, disse Martinez no ano passado, ao pedir um lugar no time. Na ocasião, a declaração caiu mal na diretoria, melou o clima do jogador no Corinthians e sacramentou o fim de sua curta passagem pelo clube.

TITE E MURICY TRAVAM DUELO PARTICULAR NA DECISÃO DO PAULISTA

No caso de Pato, o risco não é o mesmo. Primeiro porque o Corinthians não vai se desfazer tão facilmente de um reforço de 15 milhões de euros (R$ 39 milhões), segundo porque comissão técnica e diretoria não veem maldade no discurso do atacante, que sempre aceitou sua condição com resignação.

Mais que isso, Tite e companhia ficaram contentes com a participação de Pato na partida contra o Boca. Até então, o atacante vinha entrando apenas nos minutos finais dos jogos, e sempre com atuações discretas.

Na última quarta, ele foi para campo no início do segundo tempo, atuou como ponta esquerda e ajudou bastante na criação, função que não se espera que ele cumpra com tanto esmero. Nem mesmo o gol perdido, que sacramentou as chances de reação do Corinthians, apagaram a imagem deixada em campo, que pode lhe garantir mais espaço no planejamento de Tite nas próximas semanas.