Permanência de Neymar por mais tempo no Santos gerou R$ 100 mi ao clube, diz estudo
A primeira proposta milionária por Neymar foi recusada em 2010, em investida feita pelo Chelsea. Ao recusá-la, o Santos gerou um novo paradigma no futebol nacional ao apostar na permanência do jogador no clube e não lucrar direto com transferência para o futebol europeu. Neste período, o clube quase dobrou as suas receitas fortemente amarrado na imagem do seu craque. Um estudo do consultor Amir Somoggi, que trabalhou para o time santista, apontou que o impacto do atacante foi de R$ 100 milhões nos cofres do clube.
Levando-se em conta esse valor, é possível dizer que houve, de fato, um ganho financeiro para o Santos por prolongar a estadia dele, como afirmara o presidente santista Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. As propostas de Real Madrid e Barcelona por Neymar em 2011 foram de 45 milhões de euros (R$ 103 milhões). O clube levou valor similar com sua estadia, e ainda vai arrecadar mais com a venda por 28 milhões de euros, segundo apuração do UOL Esporte, ao Barcelona em 2013.
Os ganhos ocorreram graças ao aumento de dinheiro com publicidade e com contratos de televisão. Obviamente, os acordos de televisão já seriam renegociados pela TV Globo e o clube, mas foi possível fazê-lo em outro patamar pela presença do atacante. Tanto que o Santos, com uma torcida que é a oitava maior do Brasil, obteve valores inferiores apenas a Corinthians, Flamengo e São Paulo. Seus ganhos aparecem superiores aos do Palmeiras.
Em 2009, quando Neymar estourou para o futebol, o total de receita do Santos era de R$ 70,4 milhões. O último balanço do clube, de 2012, apontou um valor de R$ 199,8 milhões. Isso representa um crescimento de 184%.
O dinheiro obtido com patrocínios, fortemente ancorados na imagem do jogador, praticamente triplicou, atingindo um total de R$ 50,3 milhões. Isso significa que o Santos teve, no ano passado, o segundo maior faturamento com parceiros comerciais no futebol brasileiro, atrás apenas do Corinthians.
A bilheteria também dobrou neste período. Destaque-se que o pico dos ganhos com ingressos ocorreu em 2011 quando o clube ganhou a Libertadores, também graças à presença do atacante em campo. O faturamento com televisão também mais do que triplicou, atingindo R$ 90 milhões.
“Assim é possível afirmar que, com a manutenção de Neymar, o Santos gerou algo em torno de R$ 100 milhões novos em receitas de TV, patrocínios e bilheteria”, explicou Somoggi.
Sem o craque, o Santos terá agora de encarar a realidade de negociar contratos de patrocínio para sua camisa e obter rendas de ingressos nos patamares anteriores.
CLUBE JÁ ESTÁ RELEGADO AO SEGUNDO PLANO NA TELEVISÃO
Mesmo antes da saída de Neymar, o Santos já sente uma queda no seu prestígio na TV aberta. Principal mídia do país, a televisão tem impacto direto em outras receitas como patrocínios, licenciamentos e até expansão da torcida. A Globo já decidiu não transmitir jogos santistas na Copa do Brasil neste ano. Nesta semana, optou por um filme no lugar da partida contra o Joinville, por conta da desclassificação do trio de ferro da Libertadores. A situação vai se agravar no Brasileiro-2013. Dos dez primeiros jogos do Nacional, a Globo definiu que transmitirá apenas três partidas santistas. Em comparação, serão seis jogos do São Paulo e seis do Corinthians. Relativamente, isso representa um percentual parecido com o ano passado, quando a emissora transmitiu cinco jogos santistas em todo o primeiro turno do Nacional. Para se ter uma ideia, o Santos terá até a 10ª rodada o mesmo número de partidas transmitidas do que o Palmeiras, que disputa a Série B. |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.