Topo

Além de Neymar, Santos pode perder Arouca e mais dois na janela de transferência

Arouca já visa pré-contrato no início de 2014. Rafael e F.Anderson podem jogar na Itália - Ivan Storti/Divulgação Santos FC
Arouca já visa pré-contrato no início de 2014. Rafael e F.Anderson podem jogar na Itália Imagem: Ivan Storti/Divulgação Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

29/05/2013 06h00

Além de negociar o atacante Neymar com o Barcelona, da Espanha, o Santos pode perder mais três jogadores que fizeram parte da geração vitoriosa do craque na Vila Belmiro. O UOL Esporte apurou que as negociações para renovação contratual de Arouca chatearam o jogador, que acionou seu empresário, Richard Alda, em busca de propostas.

Se não bastasse, o Comitê Gestor do Santos ainda aguarda receber propostas por Rafael e Felipe Anderson. Para dar uma resposta à torcida, os dirigentes tentam contratar “medalhões”, termo utilizado no futebol para atletas mais renomados. Robinho, Nilmar e Diego estão na mira, mas os altos valores assustam.

No caso de Arouca, a última proposta não agradou o jogador. As duas partes divergem nos valores salariais, bonificações e luvas. Se não bastasse, o agente do atleta reclama nos bastidores que não recebeu mais um retorno sequer do Comitê Gestor, e já visa um pré-contrato com outro clube para o volante no início do próximo ano.

Isso porque o contrato de Arouca termina em agosto de 2014. O Cruzeiro tem interesse no atleta, mas não tem condições financeiras no momento de tirá-lo do Santos.

Em relação a Rafael e Felipe Anderson, os dois interessam ao futebol italiano. O agente do goleiro, Paulo Alfonso, viajou para a Europa na noite desta terça-feira e promete voltar com uma oferta da Roma, da Itália. No caso do meia-atacante, uma proposta da Lazio, da Itália, já chegou e está sendo discutida por dirigentes santistas e representantes do jogador.

Rafael e Felipe Anderson sempre despertaram interesse dos clubes italianos. Em 2011, o Santos recusou uma proposta de pouco mais de 5 milhões de euros do Palermo.

A transferência de Felipe Anderson para a Lazio é apenas uma transação adiada. No início deste ano, o Santos aceitou uma proposta de 6 milhões de euros feita pelo clube italiano pelos 50% dos direitos econômicos que detém do meia. Porém, os italianos não chegaram a um acordo com um grupo de investidores ingleses, dono do restante dos direitos do atleta, para sacramentar o negócio.

Em meio às negociações que envolvem a saída de seus jogadores, o Santos tenta reforçar o elenco com atletas consagrados. Nilmar, atualmente no Al-Rayyan, do Catar, deseja retornar ao Brasil, mas o alto salário, aproximadamente 250 mil de euros mensais (cerca de R$ 660 mil), e o valor pedido pelo clube por sua liberação, 5 milhões de euros (cerca de R$ 13,2 milhões), emperraram o negócio.

Os dirigentes santistas não estão interessados em pagar muito ao Al-Rayyan, pois sabem que precisaram de valores mais altos para tirar Robinho, do Milan. O UOL Esporte entrou em contato com o Santos para falar sobre todas as negociações, mas sem sucesso.