Topo

Alcoolismo abalou saúde de Marinho Chagas, diz mulher do ex-lateral

Ex-lateral será homenageado pelo Náutico antes de partida contra a Portuguesa  - Agência Estado
Ex-lateral será homenageado pelo Náutico antes de partida contra a Portuguesa Imagem: Agência Estado

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

30/05/2013 06h00

Internado desde o último domingo na Unidade de Terapia Intensiva do hospital São Lucas, em Natal, por conta de uma infecção pulmonar grave, Marinho Chagas está com a saúde debilitada devido ao abuso de bebidas alcoólicas e está internado na UTI com infecção pulmonar. Pelo menos é o que afirma a mulher do ex-jogador, Patrícia Ribeiro de Freitas.

De acordo com a companheira do ex-lateral, Marinho tem intensificado o consumo de bebidas alcoólicas nos últimos meses, o que tem sido prejudicial. Além disso, ela acredita que a  falta de uma alimentação balanceada foi outro fator decisivo para a atual condição do marido.

“Eu acho que sim (álcool abalou saúde do ex-atleta). O problema com álcool está cada vez pior. Ele tem um problema seríssimo. Ele é alcoólatra e super mal alimentado. Moramos em uma praia e todo dia é praia, caipirinha e cerveja. Ele já tem mal asmático e está com mais de 60 anos. Isso é decorrente do que ele escolheu para a vida dele”, disse Patrícia ao UOL Esporte.

Na última sexta-feira, Marinho teve uma febre alta e foi ao hospital. Diagnosticado com uma pneumonia, o ex-jogador foi medicado com antibióticos e alertado de que deveria passar um período sem ingerir álcool. No entanto, ele foi à praia no sábado e passou o dia bebendo, o que agravou o problema e resultou na internação.

“Quando foi no sábado, ele passou o dia bebendo e tomando chuva. No domingo, ele não amanheceu bem e o levei para o hospital novamente. A diferença no raio-x já era grande e ele foi internado”, afirmou Patrícia.

Apesar de confirmar a gravidade da infecção, a mulher garante que Marinho deve deixar a UTI do hospital nesta quinta-feira e será transferido para um quarto. O otimismo é tanto, que ela confirma a presença do ex-lateral na partida do Náutico no próximo domingo, quando receberá uma homenagem do clube que defendeu no início da década de 70. O time pernambucano presenteará o ex-jogador com uma camisa retrô durante a última partida da equipe no estádio dos Aflitos, contra a Portuguesa, às 18h30 (de Brasília).

“Nós vamos estar lá. Ele vai sair do hospital e vamos estar lá. Para Marinho, está sendo uma honra essa homenagem. Vou assinar um termo de responsabilidade e nós vamos ao estádio”, confirmou.

Considerado um dos maiores laterais esquerdos da história do futebol brasileiro, Marinho Chagas foi titular na campanha da seleção na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, quando foi eleito o melhor da posição no torneio. A carreira dele também ficou marcada pela passagem pelo Botafogo, que durou de 1972 a 1976. Ele também defendeu Fluminense, New York Cosmos, São Paulo, Bangu e Fortaleza.