Topo

Arena do Grêmio 'encolhe', e torna publico de inauguração imbatível

Arena do Grêmio com barreiras no local em que seria realizada avalanche da torcida - Wesley Santos/Arena Poa
Arena do Grêmio com barreiras no local em que seria realizada avalanche da torcida Imagem: Wesley Santos/Arena Poa

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2013 06h00

Mais de 60 mil pessoas assistiram a inauguração da Arena do Grêmio no dia 8 de dezembro do ano passado. Tal público jamais será repetido. Com a colocação de barreiras de ferro na arquibancada impedindo a comemoração conhecida como 'avalanche', o estádio gremista perdeu mais de 5 mil lugares em sua capacidade total. 'Encolhendo', a casa gremista nunca receberá tanta gente de novo.

A vitória contra o Hamburgo foi antecedida por grande festa ao estilo 'abertura de Olimpíada'. Nela, bailarinos, músicos, artistas, todos fizeram a alegria em azul, branco e preto. Nas cadeiras e arquibancadas da casa ainda em obras, a vibração veio de mais de 60 mil pessoas.

O espaço de arquibancada tinha, então, capacidade para 8 mil torcedores. Já menos que no projeto original, que planejava mais de 10 mil aficionados no espaço atrás de uma das goleiras. Inicialmente caberiam 60,8 mil torcedores no estádio. Mas a capacidade na inauguração já era 60,1. Agora, com a redução na arquibancada, o espaço total é 55,5 mil.

ARQUIBANCADA DA ARENA DO GRÊMIO É LIBERADA PARA PRÓXIMO JOGO

A arquibancada da Arena do Grêmio está liberada. O local interditado com a queda de torcedores no fosso em janeiro foi remodelado com a colocação de barreiras metálicas impedindo a celebração e passou por avaliação dos bombeiros na manhã desta quarta-feira.
LEIA MAIS

"Na manhã desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros realizou vistoria na Arquibancada Norte da Arena, onde foram instaladas barras 'antiesmagamento', e liberou o espaço para o próximo jogo do Grêmio, contra o Vitória, da Bahia, dia 5 de junho. A área vai ter, inicialmente,  capacidade máxima para 5.500 torcedores", disse o presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Pinto, via assessoria de imprensa.

Somente um jogo oficial foi realizado no estádio com a arquibancada liberada. Exatamente quando na comemoração do gol de Elano, a divisória rompeu e oito gremistas caíram no fosso. O adversário era LDU pela fase preliminar da Libertadores. O público total foi 41.461 torcedores. O maior registrado em jogos por torneios, e ainda possível de ser batido.

Na próxima quarta-feira a arquibancada da Arena será reinaugurada na partida contra o Vitória pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Além de ter barreiras de segurança em toda extensão, a geral está separada dos demais setores do estádio. Em seguida, o espaço sem cadeiras também estará livre para o jogo entre Brasil e França, amistoso antes da Copa das Confederações.