Topo

Deputado boliviano critica lentidão de processo envolvendo corintianos presos

Corintianos estão presos na Bolívia acusados deligação na morte do jovem  - EFE/STRINGER
Corintianos estão presos na Bolívia acusados deligação na morte do jovem Imagem: EFE/STRINGER

Do UOL, em São Paulo

30/05/2013 13h15

O deputado e presidente da comissão de Constituição da Câmara de Deputados da Bolívia, Héctor Arce, criticou a maneira como o governo local tem agido no processo envolvendo a prisão de 12 torcedores do Corinthians em Oruro. Eles são acusados de ligação na morte de Kevin Espada, em fevereiro, atingido por um sinalizador na arquibancada durante partida entre San José x Corinthians.

Héctor Arce entende que parou a investigação em busca do autor do disparo que vitimou Kevin.

“Há 12 jovens torcedores de um time de futebol estrangeiro que está detido em um cárcere em Oruro. É um caso preocupante e lamentável. E até onde sabemos, a investigação não avança”, cobrou o deputado.

O Senado brasileiro convocou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pressiona o governo por solução para corintianos na Bolívia.

A Justiça boliviana negou recentemente pedido do advogado de um dos presos, e manteve a decisão de prender os 12 torcedores.

Os 12 alegam inocência. Um jovem de 17 anos e que está em São Paulo, H., diz ser o autor do disparo. Inicialmente, a Justiça boliviana entendeu que a suposta confissão não mudaria as investigações. No entanto, um oficial boliviano veio ao Brasil em abri para ouvir o jovem de 17 anos.

O depoimento do menor não modificou o andamento do processo. Os 12 torcedores detidos não tem previsão de liberação. A Justiça brasileira tenta interceder.

ENTENDA O CASO DOS CORINTIANOS PRESOS EM ORURO

O jovem boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada morreu aos 14 anos durante o jogo entre San José e Corinthians em 20 de fevereiro, no estádio Jesús Bermúdez, em Oruro. O adolescente foi atingido por um sinalizador disparado por um torcedor brasileiro, distante cerca de 30 metros. Estima-se que o artefato tenha atingido a vítima a uma velocidade superior a 300 km/h.

Na ocasião foram detidos 12 torcedores corintianos, inicialmente na Corte Superior de Justiça de Oruro e posteriormente transferidos para o Cárcere de San Pedro, na mesma cidade.

Cinco dias mais tarde, um jovem de 17 anos confessou ter sido o autor do disparo do sinalizador, em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo. O menor foi ouvido pelo promotor boliviano Alfredo Canavari no final de abril, em São Paulo.