Topo

Garoto belga vai ao Camp Nou, vira fã de Neymar e crava: "Será melhor que Pelé"

Garoto belga compra camisa com o nome de Neymar na loja do Barcelona - Adriano Wilkinson/UOL
Garoto belga compra camisa com o nome de Neymar na loja do Barcelona Imagem: Adriano Wilkinson/UOL

Adriano Wilkson

Do UOL, em Barcelona

03/06/2013 07h42

Quando a loja oficial do Barcelona dentro do Campo Nou abriu as portas na manhã desta segunda-feira, o adolescente Brent Jansen invadiu os corredores e parou diante da primeira fileira de camisetas azul-grená que encontrou. Ficou alguns segundos contemplando aquele pedaço de pano colorido até recitar em voz alta, com seu carregado sotaque meio nórdico, aquele nome estranho escrito em amarelo brilhante: NÉY-MA.

Foi como uma senha: naquele mesmo instante, dentro da loja, no meio de uma multidão de turistas orientais cujas câmeras não paravam de piscar, Brent tirou sua própria camiseta e vestiu a de Neymar. Posou para fotos, beijou o escudo, fez cara de jogador.

Brent nasceu na pequena cidade de Turnhout, na Bélgica, e esteve nesta manhã no Camp Nou com seus avós. Aos 15 anos, ele foi um dos primeiros torcedores a comprar uma camiseta com o nome da nova estrela barcelonista.

Neymar é esperado na cidade catalã, onde, às 18h30, horário local, (13h30 de Brasília) deve ser apresentado à torcida. O clube espera que cerca 50 mil torcedores vão saudar o brasileiro, o que seria o segundo maior público de uma apresentação de jogador no Barcelona - o sueco Ibrahimovic, em 2009, levou 60 mil.

"Eu acho que a história do Barcelona vai mudar depois do Neymar", afirma, categórico, o jovem torcedor belga, apaixonado pelo Barcelona desde o berço. E vai além. "Ele vai ser melhor que o Pelé."

A empolgação de Brent nasceu dos vídeos e lances de Neymar que ele vê no Youtube. Para o garoto, a melhor qualidade do ex-santista é sua capacidade de fazer "truques" com a bola nos pés. "Mas também sabe jogar em equipe e vai ser o melhor amigo do Messi."

O avô de Brent, o holandês Toom Siemons, tenta trazer um pouco de realidade à comparação que o neto faz entre e o rei do futebol e Neymar. "Pelé é o melhor de todos os tempos. Acho que nenhum de nós nessa loja vai ver alguém melhor que ele em vida. E olha que eu vi o [Johan] Cruijff!"

As camisetas com o nome do ex-santista estão sendo vendidas ainda sem número nas costas, já que não se tem certeza sobre qual será o do brasileiro.

  • Torcedor belga do Barcelona posa com a camisa de Neymar

Cada peça sai por no mínimo 80 euros, mesmo as para "niños", bem pequenas. O presidente do clube já disse estar atento ao potencial de Neymar junto às crianças e, há alguns dias, fez umas convocação especial para que os pais levem seus filhos para dar boas vindas ao brasileiro.

Brent, o belga, deu sorte em estar em Barcelona no mesmo dia em que novo astro do time. A viagem de férias já havia sido planejada há muito tempo e coincidiu com a contratação do atacante. Mas faltou um pouco mais de sorte: o garoto e os avós têm voo marcado para uma hora antes da apresentação de Neymar.

"Perdemos essa, mas já valeu muito a pena ter vindo. Esse estádio, a torcida do Barcelona, são fantásticos", diz o avô Toom. "Eu pude ver a felicidade nos olhos dele quando ele entrou no Camp Nou sábado." Era o jogo contra o Málaga, último da temporada já vencida pelo Barça, que goleou por 4 a 1.

Neymar Day

O "dia Neymar" na Catalunha começou com a empolgação do torcedor diante da contratação que já está sendo considerada pela imprensa o "ponto de virada" entre um velho e um novo Barcelona.

Depois de ajudar a seleção brasileira no empate contra a Inglaterra, no Maracanã, Neymar pegou um jatinho particular e rumou para a Espanha, viver o "sonho de infância" de jogar pelo que ele considerada a melhor equipe do mundo. Seu voo atrasou uma hora, mas os compromissos foram mantidos: ele fará exames médicos, assinará o contrato, posará para fotos no gramado do Camp Nou e diante da torcida, e ainda concederá sua primeira entrevista coletiva como jogador grená.