Topo

Governo brasileiro festeja a liberação de torcedores na Bolívia

José Eduardo Cardozo festeja liberação de torcedores brasileiros na Bolívia -
José Eduardo Cardozo festeja liberação de torcedores brasileiros na Bolívia

De Brasília

06/06/2013 21h11

O ministro da Justiça, José EduardoCardozo, comemorou a libertação nesta quinta-feira de sete torcedores do Corinthians que estavam presos em Oruro, na Bolívia, desde fevereiro, por suposto envolvimento na morte do adolescente Kevin Beltrán Espada, em jogo da Libertadores. Ele disse estar “feliz” e que confiava que o governo boliviano respeitaria decisões judiciais. Outros cinco torcedores continuam na prisão.  

“Fico feliz porque quando, confiei que o governo boliviano disse que respeitaria o que seria correto do ponto de vista legal, eu acho que não me enganei. Então fico muito feliz”, disse em Brasília.

Houve negociações diplomáticas entre o governo brasileiro e o boliviano em relação aos torcedores detidos, inclusive com missões de parlamentares e diplomatas ao país para conversar sobre a questão. Mas os governantes bolivianos eram resistentes a interferir por haver um processo judicial em curso relacionado ao caso.

“Tivemos uma postura respeitosa com o governo boliviano, respeitamos a sua soberania, como tinha que ser. Eu fico muito feliz com esse resultado”, acrescentou Cardozo.

A informação da embaixada brasileira é de que os torcedores foram soltos por falta de provas que os incriminasse em relação à morte de Espada. Tanto os diplomatas do país quanto o Corinthians se comprometeram a continua lutando para soltar os outros cinco torcedores que permanecem em prisão boliviana.

* Colaborou Fernanda Calgaro, de Brasília