Topo

Grêmio recebe liberação do Napoli e Fernando é vendido ao Shakhtar Donetsk

Fernando não é mais jogador do Grêmio e vai para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia - Flávio Florido/UOL
Fernando não é mais jogador do Grêmio e vai para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia Imagem: Flávio Florido/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/06/2013 01h05

O Grêmio recebeu, nesta quarta-feira, um comunicado do Napoli liberando a preferência na negociação envolvendo o volante Fernando. Assim, o clube oficializou a ida do atleta para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O clube gaúcho recebe 40% dos 13 milhões de euros [R$ 36,3 milhões] envolvidos na venda.

Segundo o presidente Fábio Koff, um comunicado oficial foi enviado pelo Napoli abrindo mão da preferência de compra de Fernando. Os italianos eram o destino predileto pelo jogador, mas não fizeram questão de sequer igualar a proposta.

"Acertamos a venda do Fernando hoje", disse o presidente gremista. O Grêmio lucra 40% da negociação de Fernando, referente ao percentual dos direitos econômicos que tinha do jogador. Os gaúchos levam, assim, R$ 14,5 milhões.

A saída de Fernando já foi reposta com a contratação do paraguaio Cristian Riveros. O marcador foi apresentado oficialmente na terça-feira e irá estrear após o recesso do Brasileirão.

Fernando está com a seleção brasileira para disputa da Copa das Confederações. Aos 21 anos, ele vive seu momento de maior valorização e terá destino no futebol da Ucrânia.