Topo

São Paulo se destaca entre paulistas, mas Inter é líder em programa que incentiva sócio-torcedor

São-paulinos são destaque em evolução, mas colorados seguem à frente - Fernando Donasci/UOL
São-paulinos são destaque em evolução, mas colorados seguem à frente Imagem: Fernando Donasci/UOL

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

19/06/2013 06h01

O São Paulo é o time que registrou o maior aumento no número de sócios-torcedores entre seus concorrentes paulistas após a criação do movimento chamado de Por Um Futebol Melhor, que tem apoio de grandes empresas dos mais diversos ramos e conta com garotos-propagandas como Cafu e Ronaldo, por exemplo.

O PROGRAMA*

TIMENº DE SÓCIOS
INTERNACIONAL100.069
GRÊMIO72.101
SANTOS52.685
CORINTHIANS52.354
CRUZEIRO28.637
PALMEIRAS26.420
FLAMENGO25.740
SÃO PAULO21.677
FLUMINENSE16.660
ATLÉTICO-MG15.516
SANTA CRUZ12.976
VASCO12.204
SPORT11.576
CEARÁ8.560
JOINVILLE7.938
BOTAFOGO7.606
PONTE PRETA6.612
VITÓRIA6.237

Com 265% de aumento, o time do Morumbi, tem, agora, 21.676* torcedores registrados e adimplentes. Apesar disso, o líder no Estado de São Paulo é o Santos, com mais que o dobro dos são-paulinos: 52.685*. O Corinthians é o vice-líder, com 52.354* fiéis registrados. Nos dois casos dos alvinegros, o aumento desde a criação é de só 18%.

Outro que registrou um grande aumento foi o Palmeiras. O time do Palestra Itália teve aumento de 177%, passando de pouco menos de 10 mil sócios para 26.420*, assim que o movimento foi lançado, em 14 de janeiro, passando pela antiga até a atual gestão. 

O time que mais se destaca, no entanto, segue sendo o Internacional. O time do Rio Grande do Sul sempre foi referência quando o assunto era programa de sócio-torcedor e seguiu assim desde que o movimento foi criado. Ele foi o primeiro time a registrar mais de 100 mil sócios. O Grêmio vem logo atrás, com pouco mais de 72 mil registrados.

A decepção fica por conta dos times do Rio de Janeiro. O Flamengo, por exemplo, a maior torcida do Brasil, fica apenas em 7º lugar. O Botafogo, por sua vez, fica atrás de times como Joinville, Ceará e Sport. 

O “torcedômetro” é atualizado online no site da campanha e conta com a ajuda dos clubes, que mandam os CPFs dos torcedores registrados e adimplentes. Já são mais de 500 mil pessoas registradas. Esse cadastro vai direto para os supermercados e servem para que os descontam possam ser dados já no caixa de supermercado.

São 25 clubes participantes e empresas como Ambev, Unilever, Seara, Pepsico, Burger King, Netshoes, SKY, Bradesco e TIM. Todos oferecem descontos em produtos, o que faz com que o torcedor consiga o retorno do que investiu na mensalidade do programa. 

* Os números foram fechados às 21h de terça-feira