Topo

Fla busca novas lideranças no mercado após forçar saída de medalhões

Experiente, o volante Renato Abreu foi dispensado na última segunda-feira - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Experiente, o volante Renato Abreu foi dispensado na última segunda-feira Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/06/2013 06h00

A reformulação no elenco do Flamengo promovida pela diretoria criou uma situação contraditória. Após decidir pela saída de quatro medalhões, o Rubro-negro busca justamente jogadores experientes e capazes de liderar o grupo hoje formado em grande maioria por jovens e atletas em suas primeiras oportunidades em um clube de expressão nacional.

Desde que assumiu o comando do Flamengo, no começo do ano, a atual diretoria já afastou quatro veteranos do elenco: Vagner Love, Ibson, Renato Abreu e Alex Silva. Destes atletas, apenas o último não tinha histórico de forte identificação com a torcida rubro-negra. O argumento mais utilizado pela administração foi o do alto custo de alguns jogadores. Além deles, o volante Cleber Santana deixou a Gávea rumo ao Avaí em maio.

Agora, no entanto, o time da Gávea irá ao mercado para contratar jogadores veteranos e preencher as lacunas abertas com a reformulação. Até aqui, o Flamengo investiu em alguns reforços de menor rodagem, como Diego Silva e Paulinho, do XV de Piracicaba; Bruninho, do Atlético Sorocaba, e Val, do Mogi Mirim. O quarteto do interior paulista chegou ao Rubro-negro acompanhado do atacante Marcelo Moreno, que veio justamente para ocupar a vaga deixada por Vagner Love no começo do ano.

“Precisamos de jogadores mais experientes para mesclar com os mais jovens. Trouxemos os meninos do interior de São Paulo e temos os garotos da base. A avaliação do Mano Menezes é de que precisamos de mais veteranos até para ajudar a formar esses jovens dentro do Flamengo”, disse o vice-presidente de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcellos.

O último medalhão do qual a diretoria abriu mão foi Renato Abreu, dispensado na última segunda-feira. Aos 35 anos, o volante era um dos jogadores com maior tempo de casa: seis temporadas divididas em duas passagens pelo clube. Assim como Alex Silva, o jogador continuará recebendo salários do Rubro-negro até que encontre um novo time para atuar. Se interessados não surgirem, o prejuízo com a dupla pode superar R$ 4 milhões.

Ao lado de Renato Abreu, Ibson também figurava entre os atletas com mais tempo de Flamengo. Sem a dupla, apenas Léo Moura e Felipe têm mais que dois anos de Gávea, com exceção dos jovens revelados pelas categorias de base, como Adryan e Mattheus. O lateral e o goleiro são duas das poucas referências atuais no elenco, junto do recém-chegado e experiente volante Elias.

MANO MENEZES É APRESENTADO NO FLAMENGO E PEDE AJUDA DA TORCIDA