Topo

Amigo e 'garoto propaganda' de Koff, Renato Gaúcho é o preferido para assumir o Grêmio

Renato Gaúcho e Fábio Koff, novo presidente do Grêmio, em campanha no ano passado - Wesley Santos/Pressdigital
Renato Gaúcho e Fábio Koff, novo presidente do Grêmio, em campanha no ano passado Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/06/2013 12h19

Tão logo Vanderlei Luxemburgo foi demitido, o Grêmio já inicia movimentação para contratação de um novo técnico que já comande o time no retorno do Brasileirão, dia 6 de julho diante do Atlético-PR. Amigos pessoal de Fábio Koff e 'garoto propaganda' nas eleições do ano passado, Renato Gaúcho é o mais cotado e o acerto pode ser rápido.

Basta Koff entrar em contato com Renato - algo que até já pode ter acontecido - que o treinador topa assumir o Grêmio. Maior jogador da história do clube e com passagem de sucesso pelo comando técnico entre 2010 e 2011, Renato está desempregado desde a passagem pelo Atlético-PR.

A relação entre Koff e Renato não poderia ser melhor. O então camisa 7 conquistou com o mandatário as principais glórias da história de mais de 100 anos do clube tricolor. Durante a campanha eleitoral que levou Koff de volta à presidência do clube, Renato foi figura frequente em jantares e fez campanha aberta pelo retorno.

GRÊMIO SURPREENDE E DEMITE VANDERLEI LUXEMBURGO NESTE SÁBADO

"Até agora não teve sondagem. É uma surpresa muito grande. Ele tem o sonho e gostaria de voltar ao Grêmio", disse o empresário de Renato Gaúcho, Gerson Oldemburg, à Rádio Gaúcha.

Outros nomes que surgem como alternativa são Muricy Ramalho, Celso Roth e Cristovão Borges. Por enquanto, a direção gremista mantém Roger no comando dos treinamentos até que um novo nome seja apresentado.

Foram 91 jogos de Luxa no comando da equipe com 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas, o que totaliza 54,84% de aproveitamento. Contratado em fevereiro passado, Vanderlei Luxemburgo teve 495 dias no Grêmio e chegou para conquistar títulos, mas não o fez. O treinador foi eliminado antes das finais de dois Campeonatos Gaúchos, foi eliminado nas semifinais de uma Copa do Brasil, caiu nas oitavas da Libertadores e terminou em 3º lugar o Brasileirão passado, mas a vaga de forma direta para Libertadores não aconteceu pois a equipe não conseguiu vencer o Inter no clássico, mesmo com o rival ficando com jogadores a menos.