Topo

Presidente do Grêmio justifica demissão de Luxa com 'desgaste de relacionamento'

Fábio Koff (c) concede entrevista após a demissão de Vanderlei Luxemburgo - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Fábio Koff (c) concede entrevista após a demissão de Vanderlei Luxemburgo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/06/2013 13h53

O presidente do Grêmio, Fábio Koff, se manifestou após o jogo-treino contra o Caxias, neste sábado, sobre a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo. Segundo o mandatário, a saída do treinador se deve ao desgaste no relacionamento interno e a soma de vários fatores mantidos em sigilo.

"Mantivemos o respeito pelo profissional Vanderlei Luxemburgo. Mas o relacionamento em determinado momento se desgasta ou se fortalece. O nosso desgastou. No momento certo tomamos a atitude correta para os interesses do clube", disse Fábio Koff em entrevista coletiva.

"Não vou revelar os motivos todos da saída do Luxemburgo. São assuntos que dizem respeito somente ao Grêmio. Vários fatores colaboraram para isso, é evidente. Ainda que o Grêmio tenha empatado com o São Paulo no último jogo do Brasileiro, o que pode ser considerado normal, a atuação não empolgou e entrou na soma do que foi analisado", falou Koff.

Vanderlei Luxemburgo foi demitido na noite de sexta-feira e informado neste sábado pela manhã. O treinador chegou cedo ao Olímpico e esperava comandar o time no jogo-treino diante do Caxias. Já fardado, foi à sala da presidência e informado de sua demissão. De pronto deixou o estádio.

GRÊMIO SURPREENDE E DEMITE VANDERLEI LUXEMBURGO NESTE SÁBADO

"Ele [Luxemburgo], já deveria saber. Ontem o procurador [Gilmar Veloz] foi comunicado da decisão. Tínhamos uma reunião marcada para as 09h30, lá ele esteve e nós, presidente e responsáveis pelo futebol, também. Não me dá nenhuma alegria trocar de treinador. Estou obedecendo uma decisão madura e pensada por ser interesse do clube. A decisão foi tomada ontem à noite, creio que o procurador do Vanderlei Luxemburgo tenha o comunicado", disse Koff.


Junto com Vanderlei Luxemburgo, o preparador físico Antonio Mello também deixa o Grêmio. Ambos conversaram com a imprensa na sexta-feira, um pela manhã, outro à tarde, em nenhum momento mostraram qualquer indício de que poderiam sair do clube. Animados, sorriram e projetaram o restante da temporada.

"Nessa semana eu tive mais tempo para ouvir o futebol. E nessa retrospectiva que fizemos, o feed back que tivemos nos deu razões para tomarmos uma atitude. Na parada sentamos e discutimos o assunto", comentou Koff.

Um dos fatores que pode ter pesado para queda de Luxa é a falta de treinamentos táticos durante a semana. Não houve uma atividade sequer durante a intertemporada, até o jogo treino deste sábado.

O nome do substituto de Vanderlei Luxemburgo não foi decidido. Renato Gaúcho é o mais cotado, mas não está descartada a efetivação de Roger, que assume interinamente.