Topo

Loco completa 1 ano fora do Botafogo esquecido e sem clima no clube

Loco Abreu foi registrado por torcedores no muro em frente à General Severiano - Bernardo Gentile/UOL
Loco Abreu foi registrado por torcedores no muro em frente à General Severiano Imagem: Bernardo Gentile/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2013 06h00

A distância não fez bem à relação entre Loco Abreu e Botafogo. Há exato um ano longe de General Severiano, o uruguaio já não tem mais clima no clube, principalmente após farpas trocadas publicamente com o técnico Oswaldo de Oliveira. Nem mesmo a torcida alvinegra – velha aliada do camisa 13 – tem lembrado do jogador nos estádios.

No dia 6 de julho de 2012, Loco Abreu se despedia do Botafogo rumo ao Figueirense, por empréstimo de 18 meses. Na ocasião, o presidente Maurício Assumpção chegou a falar que o atleta voltaria ao Alvinegro em janeiro de 2014 para cumprir os últimos seis meses de seu contrato. Porém, o vínculo foi rescindido para que o uruguaio voltasse ao Nacional-URU e um retorno ao Rio parece muito distante.

Curiosamente, Loco deixou o Botafogo em busca de espaço, mas recebeu poucas oportunidades no Figueirense e no Nacional-URU. Nos últimos 12 meses, ao todo, o jogador atuou 19 vezes pelas duas equipes, exatamente o mesmo número de oportunidades dadas por seu hoje desafeto Oswaldo de Oliveira no primeiro semestre de 2012.

A troca de farpas com o comandante foi um capítulo à parte neste primeiro ano de Loco fora do Botafogo. Embora tenha pedido por conta própria para deixar o clube por não ser titular absoluto com Oswaldo, o uruguaio culpou o treinador por sua saída. A polêmica fazia com que o nome de Abreu não deixasse os corredores de General Severiano. Por diversas vezes a torcida alvinegra gritou o nome do atacante para provocar o técnico, o que aumentou ainda mais o mal-estar entre os dois.

Após o apoio inicial, os próprios torcedores deixaram de gritar o nome do centroavante a todo momentos nos jogos.  A boa fase do time nos gramados, com a conquista do Carioca, e o crescimento de produção de Rafael Marques são alguns dos motivos. O fato é que a sombra do uruguaio já não incomoda os atacantes do Botafogo, que já sofreram muito com a lembrança do autor do gol do título estadual de 2010.

“Só a torcida que comprava essa briga. Mas é um momento que passou, conseguimos dar a volta por cima. Acabou a história de Loco Abreu para lá, Loco para cá. Está marcado na história do clube, é um ídolo, mas passou”, disse Rafael Marques sobre o atacante.

A falta de clima para um retorno de Loco Abreu é notória entre atletas e comissão técnica do Botafogo. A análise geral é de que o atacante tentava “cavar” sua volta e jogava a torcida contra os jogadores que permaneceram em General Severiano. A recusa do atleta em ser reserva também não agradou nem um pouco os ex-companheiros.

RAFAEL MARQUES NEGA MÁGOA COM LOCO ABREU APÓS VAIAS NO BOTAFOGO

  • Julio César Guimarães/UOL

    Hoje em alta com a torcida do Botafogo, o atacante Rafael Marques gosta de dividir o primeiro ano pelo Alvinegro, completado nesta sexta-feira, em duas partes: na primeira está o sofrimento pelo jejum de gols que durou 21 jogos; na segunda, a alegria por ter balançado as redes oito vezes em 16 partidas, a mais importante delas na decisão da Taça Rio, quando sagrou-se campeão estadual pelo time carioca.