Topo

Negociado com Metalist, Diego Souza não pega Náutico e Cruzeiro recebe Willian

Diego Souza está fora do jogo com o Náutico, porque vai defender o Metalist, da Ucrânia - Washington Alves/VIPCOMM
Diego Souza está fora do jogo com o Náutico, porque vai defender o Metalist, da Ucrânia Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

14/07/2013 13h15

Negociado com o Metalist, da Ucrânia, como o UOL Esporte havia antecipado no sábado, o meia-atacante Diego Souza não enfrentará o Náutico, neste domingo, às 18h30, pelo Cruzeiro. O jogador estava concentrado na Toca da Raposa II, com os demais 21 jogadores relacionados para a partida, mesmo com a transação em andamento, mas deixou o local às 23h de sábado.

A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação celeste, Guilherme Mendes, que revelou ainda que o Cruzeiro receberá, por empréstimo, por uma temporada, o atacante Willian, ex-jogador do Corinthians. O valor da negociação de Diego Souza girou em torno de  6 milhões de euros.

Willian, de 26 anos, destacou-se pelo Figueirense em 2010, quando fez 12 gols. O atleta se transferiu para o Corinthians no ano seguinte, onde teve destaque, apesar de não ter sido titular absoluto. No ano passado, o atleta foi negociado com o Metalist, por cinco milhões de euros, ao final da Libertadores. O atacante é atleta vinculado ao mesmo empresário de Diego Souza, Eduardo Uram.

Segundo Guilherme Mendes, o acerto já foi feito, mas ainda falta a assinatura do contrato por Diego Souza e a oficialização só será feita pelo Cruzeiro quando isso acontecer.

Diego Souza deixa a Toca da Raposa, pouco mais de seis meses depois de ter chegado ao Cruzeiro, sem conseguir ser firmar como o principal articulador das jogadas ofensivas celestes e substituto do argentino Montillo, que havia se transferido para o Santos.

Aos 28 anos, Diego Souza fez 25 jogos pelo Cruzeiro e marcou oito gols. Na definição de Marcelo Oliveira, o meia-atacante oscilou suas atuações pelo Cruzeiro. Depois do empate com a Portuguesa, em 1 a 1, sábado passado, pelo Brasileiro, e antes da goleada sobre o Atlético-GO, por 5 a 0, pela Copa do Brasil, na quarta-feira passada, Marcelo Oliveira e Diego Souza conversaram com o objetivo de melhorar o rendimento do atleta. E a resposta foi positiva, com boa atuação do camisa 10 diante do time goiano, quando marcou um gol, em jogo que acabou marcando sua despedida.

De acordo com o diretor de futebol celeste, Alexandre Mattos, na última terça-feira o clube foi procurado pelo empresário de Diego Souza dizendo que havia uma situação pelo jogador. Na noite de quinta-feira, o dirigente confirmou ao UOL Esporte, a sondagem.

No dia seguinte, as negociações prosseguiram, sem que a diretoria do Cruzeiro informasse, de forma oficial, o nome do clube do futebol ucraniano interessado em Diego Souza. Em sua entrevista coletiva, após o treino da manhã, o técnico Marcelo Oliveira admitiu a possibilidade de uma negociação do jogador.

Ele tratou o assunto com naturalidade e disse que em caso da concretização de transferência não pediria, em princípio, a contratação de substituto, por ter jogadores no elenco aptos a exercer as funções de camisa 10, como o argentino Martinuccio, que acaba de renovar contrato, Ricardo Goulart, Lucca e Élber, sem falar em Everton Ribeiro, que já é titular.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, no início da tarde deste domingo, Alexandre Mattos revelou que foi ao Rio de Janeiro sexta-feira, chegando a um acordo verbal, no dia seguinte. Ele observou que o contrato está sendo feito e que o anúncio oficial acontecerá após as assinaturas dos presidentes de Cruzeiro e Metalist.