Topo

Corinthians negocia para ter o criador da Porta dos Fundos como parceiro online

Luta fictícia entre Alessandro e Cigano foi teste para possível parceria do Corinthians - Reprodução/Corinthians oficial
Luta fictícia entre Alessandro e Cigano foi teste para possível parceria do Corinthians Imagem: Reprodução/Corinthians oficial

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 10h30

O publicitário Antônio Tabet, dono do blog Kibeloco e um dos criadores da Porta dos Fundos, pode virar parceiro comercial do Corinthians. Sócio do projeto “Desimpedidos”, ele negocia com o clube para produzir vídeos bem-humorados de esporte como o que simulou uma luta entre Alessandro e o lutador de MMA, Júnior Cigano, já lançado com a sua assinatura.

“A gente procurou o Corinthians, assim como a gente conversou com vários outros clubes. Nossa proposta é produzir conteúdo. O Corinthians abriu a porta para a gente, e é óbvio que como o primeiro vídeo foi legal a gente está estudando como pode continuar isso”, disse André Barros, que trabalha com consultoria esportiva e é sócio de Tabet no Desimpedidos.

O canal de vídeos de esporte ainda é recente. Seu lançamento aconteceu no meio da Copa das Confederações e até agora só quatro produções foram ao ar. As três primeiras foram reportagens feitas pelo próprio Tabet e pelo repórter Élcio Coronato na porta dos estádios da competição. O quarto foi justamente o filme que opôs Alessandro “Balboa” e Júnior Cigano, e terminou com um nocaute bem-humorado no lateral e capitão alvinegro.

ALESSANDRO VIRA ROCKY BALBOA E ENFRENTA CIGANO EM PROPAGANDA

O vídeo foi feito em parceria entre o clube, que sugeriu os personagens e colaborou na criação, e o Desimpedidos, que roteirizou e produziu. Para o futuro, a ideia do Corinthians é ter ao menos um parceiro que possa receber demandas desse tipo. O modelo de negócios não custaria nada ao clube e poderia gerar receita com o apoio de algumas empresas.

A negociação, porém, não é exclusividade do Desimpedidos. O clube diz que conversa com outras quatro empresas, que também se dispuseram a fazer um primeiro vídeo de apresentação. Mesmo que o contrato seja selado, a ideia é que ele não exija exclusividade de nenhum dos dois lados.

O Desimpedidos, segundo André e Tabet, deve ampliar em breve sua área de atuação com videologs de jogadores e outros tipos de material. “Depois do sucesso da Porta dos Fundos a gente teve a ideia de fazer outros canais sem ligação com a Porta dos Fundos. Aí juntou uma galera mais ligada a futebol. A gente está fazendo vídeos e procurando alguns parceiros”, explica Tabet.

O sucesso do grupo humorístico, porém, pouco tem a ver com a nova empreitada, dizem os dois. Dos cinco sócios da Porta dos Fundos, só Tabet está no Desimpedidos, que só se inspira no “primo” de sucesso.

“O que a gente quer trazer é uma coisa muito diferente do que tem sido apresentado hoje. A gente fez uma pesquisa com vários canais, temos o aprendizado do Porta, o conhecimento do Kibe... A gente compilou e acrescentou o que achava que era interessante”, disse André Barros.

O próprio Corinthians não é exatamente um novato nisso. Nos últimos tempos, o clube tem se arriscado em produções online e conseguiu ao menos um grande hit. A propaganda “adaptada” da Caixa, em que Zizao aprende a ler com o patrocinador do clube, gerou uma repercussão considerável até fora da internet.