Topo

Velocidade, físico e idioma prolongam adaptação de Mendieta no Palmeiras

Meia paraguaio Mendieta realiza treino com a camisa do Palmeiras - Rubens Cavallari/Folhapress,
Meia paraguaio Mendieta realiza treino com a camisa do Palmeiras Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress,

Do UOL, em São Paulo

17/07/2013 06h01

Mendieta já está no Palmeiras há mais de um mês, mas ainda encara grande dificuldade de adaptação ao clube. O paraguaio é visto como tímido, de preparo físico frágil e sem a velocidade necessária para atuar desde o início no time. A qualidade técnica,  no entanto, ainda deixa enorme expectativa para uma parceria com Valdivia.

O paraguaio realizou toda a intertemporada com o Palmeiras na Academia de Futebol durante a pausa na Série B do Brasileiro. Só que apesar disso, apenas desfrutou de pouco mais de 30 minutos em campo nos duelos contra o Oeste e ABC-RN.

Uma chance no time titular ainda não está assegurada. No treinamento de terça-feira, ele foi poupado do jogo-treino realizado pelos reservas do Palmeiras, e realizou atividades físicas ao lado de Valdivia.

“Estamos passando ainda por um período de adaptação do Mendieta. Vamos conversando com ele. Tem todo o descolamento dos familiares, necessidade de aprender nossas filosofias, não está simples. O futebol brasileiro para ele é mais rápido”, destacou Gilson Kleina em entrevista ao Sportv.

A timidez de Mendieta o prejudica no relacionamento com os companheiros no Palmeiras. O grande parceiro do paraguaio é Valdivia, que o auxilia na função de interprete para entender os recados dos jogadores e da comissão técnica.

O paraguaio ainda teve a preparação prejudicada nas últimas semanas por conta de seguidas viagens ao país natal para cuidar da regularização de documentos e da mudança ao Brasil. O estado febril apresentado recentemente também o prejudicou.

A dificuldade de Mendieta contrasta com a rápida adaptação de Sebastian Eguren. O uruguaio tem apenas uma semana de treinamento no Palmeiras é teve a forma física elogiada por Gilson Kleina. A presença como titular não deve demorar para acontecer.